Fórmulas como promoções e eventos podem funcionar para
aumentar vendas, mas se concentrar em um planejamento comercial é uma
estratégia mais consistente.
A rotina dos diversos
empreendedores espalhados pelo Brasil é marcada pela busca de soluções viáveis
para aumentar as vendas. Diante do alto volume de informações e da
acessibilidade proporcionada principalmente pelos meios digitais, grande parte
das pessoas mais próximas a esses empreendedores aconselha a realização de
grandes promoções ou grandes eventos para atrair mais clientes.
Muitas
dessas fórmulas podem funcionar, porém na maioria das vezes implicam em um alto
gasto de tempo e recursos financeiros. Em grande parte, isso acontece pelo fato
das empresas desenvolverem ações isoladas, sem uma definição prévia e assertiva
do posicionamento a ser adotado.
Observando
o cenário do mercado brasileiro em 2014, decidi compartilhar algumas dicas que
possam ser viabilizadas pelas empresas de forma produtiva, como ações
complementares à atuação da equipe comercial. Confira:
-
Comunique-se de forma assertiva com seus clientes e prospects – O clichê: “Quem não é visto não é
lembrado” sempre fez sentido no universo empresarial, porém com todo o excesso
de informação exige uma nova interpretação: é preciso ser visto de forma
relevante para ser lembrado de forma positiva.
O que
isso significa? Você e sua empresa podem ser vistos nos meios de comunicação
milhares de vezes, mas se os conteúdos não forem relevantes e positivos, a
lembrança do consumidor estará ligada a um incômodo. Dessa forma, você precisa
entender as particularidades e os gostos de seu público e, a partir daí,
estabelecer uma periodicidade para a comunicação, que varia de acordo com o
meio. Sugestão: Crie um informativo em papel ou digital mensal com conteúdos
ligados ao seu negócio, sem abusar dos anúncios comerciais.
-
Entenda as particularidades de cada canal e elabore estratégias diferenciadas
para cada meio, porém complementares – O aumento das vendas está diretamente
ligado à divulgação de sua empresa. Para comunicar aos diferentes públicos as
particularidades do seu negócio, você deve primeiramente selecionar os canais
em que sua empresa estará presente, como site, mídias sociais, materiais
impressos, jornais, entre outros.
Para
isso, estruture um plano de conteúdo que determine o que você vai divulgar em
cada meio, qual será a periodicidade dessa divulgação, qual o objetivo de estar
presente nesse meio e que resultado você espera. Lembramos que os conteúdos
devem ser complementares e coerentes entre si, ou seja, você deve estabelecer
atributos e temas centrais que quer divulgar independente do meio.
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Estabeleça parcerias e crie um senso de urgência para os clientes – Muitas vezes você gera interesse no
cliente, mas não o suficiente para fazer com que ele realmente precise do
produto ou serviço naquele momento. Para auxiliar nesse momento, você pode
planejar algumas estratégias (que não representem tanto impacto em seu fluxo de
caixa) que acelerem o processo de decisão e contar com o apoio de outros atores
nesse processo.
Sugestão:
estabeleça uma parceria com uma empresa análoga aos seus serviços e ofereça um
benefício aos clientes que adquirirem determinado volume de produtos ou
serviços em um período estipulado. É possível estabelecer uma parceria com uma
empresa de maquiagem, em que o empreendedor da loja de roupas propõe a empresa
de maquiagem uma permuta em ele divulgue a marca da referida empresa em troca
de alguns kits de maquiagem. Feito isso, o dono da loja pode oferecer
gratuitamente os kits aos clientes que adquirirem peças acima de R$ 100,00 no
período que ele selecionar.
Julio
Amorim é
diretor-presidente do Great Group, especializado em Consultoria e Gestão
Empresarial
Fonte: http://www.administradores.com.br/
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