A maioria das companhias fazem essas questões uma vez por
ano, mas negócios mudam muito em um ano inteiro.
A chave para medir a felicidade do funcionário de sua empresa é simples:
não basta perguntar uma vez por ano se eles está feliz ou não, mas sim procurar
saber e se interessar pelos problemas, desejos e vontades do trabalhador com as
perguntas certas.
Ilan Mochari, escritor sobre negócios, escreveu um artigo para a Inc. onde revela um
dos exemplos mais bem sucedidos, o da empresa TinyPulse. Através de um e-mail
os empregados são questionados uma vez por semana com apenas uma pergunta. A
resposta, dada de forma anônima é coletada e pronto.
"A maioria das companhias fazem essas questões uma vez por ano, mas
negócios mudam muito em um ano inteiro", diz Ilan Mochari. Seguindo essa
linha de pensamento, Ilan criou sete perguntas para medir a felicidade dos
funcionários da sua empresa e assim aumentá-la.
Confira as 7 questões para medir e melhorar a felicidade de seu
funcionário
1 - Qual processo
te faria mais produtivo caso eliminado?
Essa é uma pergunta simples e direta sobre a relação entre burocracia e
produtividade. "Se vários dos seus funcionários citarem esse mesmo
processo, você achou uma fonte de frustração real", diz Ilan.
2 - Quão
transparente é a direção?
Segundo Ilan, essa pergunta não significa ter que contar tudo para os
empregados. O que é necessário ser feito é saber levar seus negócios de uma
forma que o trabalhador não se sinta enganado ou surpreso a cada decisão
tomada.
3 - O que você acha
dos lanches servidos (ou da falta de)?
"Essa pode parecer trivial", explica Ilan, "mas é
importante. Gostar ou não do lanche servido pode não parecer um grande
problema, mas se você não se importa com os problemas pequenas, como tentar
consertar os grandes?" completa.
4. O que faria você
contribuir realizando o melhor trabalho da sua vida?
"O melhor trabalho da sua vida é um dos principais fatores de
retenção de pessoas que realizam seu trabalho com influencia", revela
Ilan.
5 - Você consegue
lembrar de algum fato que aumentou seu compromisso e lealdade com a companhia?
Saber reconhecer a importância do funcionário é fundamental para vê-lo
realizar um bom trabalho. Essa pergunta busca identificar ações que fazem o
emrepgado se sentir apreciado.
6 - Como você vê
suas oportunidades para crescer e avançar?
"Diversos exemplos mostram que a falta de oportunidades de
crescimento dentro de uma empresa é um dos maiores motivos da perca de
funcionários. Descobrir e criar um caminho de crescimento profissional para o
empregado é uma das maiores lições na hora de retê-lo à companhia",
comentou Ilan.
7 - Qual seu grau
de confiança na liderança da empresa?
Uma das maiores razões para mudança de emprego é a falta de confiança no
rumo que seu chefe está dando. "Saber se seus empregados não confiam em
você apenas irão melhorar a maneira como você gerencia o seu negócio", diz
Ilan.
Ilan revela por fim, que obter o retorno dos funcionários é apenas um
terço do caminho. "Se você pergunta, esteja pronto para receber a
resposta, confortar o funcionário e saber mudar o que for necessário",
completa.
Fonte: http://www.administradores.com.br/
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