quinta-feira, 23 de maio de 2013

Google Wallet: a sua carteira virtual no Gmail




Não mais apenas arquivos vão poder ser anexados às suas mensagens trocadas via e-mail. Pelo menos é o que promete a nova ferramenta da Google: por meio de basicamente um clique, você vai poder mandar e receber dinheiro usando uma simples conta Gmail. E detalhe: o beneficiado pelo valor enviado não precisa possuir um endereço eletrônico sob domínio da Google.

Google Wallet, nome do novo recurso, é um tipo de expansão da função “anexar arquivos”. Como você bem pode notar ao visualizar a rápida demonstração feita acima (vídeo), ao selecionar a opção “Attach money”, os usuários poderão, facilmente, enviar determinados montantes – cujo valor mínimo deverá ser de US$ 0,30 por transação.

Apesar de não haver custo para o recebimento das quantias, uma taxa de 2,9% por pagamento feito via Google Wallet vai ser cobrada. É gratuito também o envio de dinheiro de uma conta qualquer ao serviço anunciado pela Google.

De acordo com a página de descrição da nova ferramenta, todas as informações financeiras dos usuários vão estar, além de criptografadas, protegidas pelos “servidores de segurança” da Google. Ademais, se qualquer transação não autorizada for, de alguma forma, feita, um serviço de proteção promete cobrir em 100% o valor “perdido”.

Para utilizar esta nova ferramenta, os usuários deverão ter no mínimo 18 anos. Ao contratar esse serviço, os números dos seus cartões de crédito ou débito vão ser solicitados – junto a eles, um código de segurança deverá ser também informado.

Se você é um comprador virtual assíduo, seguramente já sabe que o Google Wallet não é o primeiro e único serviço de envio e recebimento de dinheiro online. Ferramentas como PayPal e sites de compras variados, como eBay e Mercado livre, já possuem recursos de pagamento integrados – sim, também é possível efetuar compras com este novo recurso da Google.

Todavia, como pondera Craig Lloyd, redator do site Slashgear, “se a Google quer ganhar atenção e ‘afastar o foco’ de ferramentas como o PayPal, o Google Wallet deverá estar integrado com outros serviços”. Isto é, o espaço e as possibilidades deste novo recurso ainda são incipientes; mais sites e recursos deverão ser anexados às funções desta ferramenta.

O novo atributo desenvolvido pela Google para o seu serviço de e-mail evidencia o fato de que estamos em um mundo que está se tornando cada vez mais virtualizado. É impressionante a capacidade da tecnologia de dinamizar e substituir processos e objetos.

Dizemos isso porque nos atendo, apenas, ao Google Wallet, já podemos ver que esse processo de obsolescência está acontecendo com o objeto mais revolucionário na história de economia mundial: o papel-moeda.

O dinheiro em papel, que, quando criado, resolveu inúmeros problemas que ocorriam na troca de bens materiais entre os homens (o comércio), conseguindo padronizar esse processo, talvez esteja, hoje, caminhando para a extinção. Pois cada vez menos as pessoas usam o dinheiro em papel e procuram, por questão de segurança, andar com o mínimo de dinheiro possível, já que quase tudo atualmente pode ser pago por cartão de crédito ou débito. E, além disso, ainda entram no mercado mais e mais ferramentas que virtualizam o dinheiro, como o Google Wallet.*

* Análise crítica acrescetada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário