Confira as tendências que devem ser consideradas em seu
planejamento 2015 para surpreender seus consumidores.
Todo ano, diversos eventos costumam influenciar
comportamentos e percepções sociais, gerando novas oportunidades no mercado.
Com base em relatório da trendwatching.com, listamos as 10 maiores tendências
para 2015 na América Latina. Nosso expertise é apontar novos caminhos que vão
contribuir para o fortalecimento das marcas. Cada uma dessas tendências indica
uma oportunidade de açāo e inovação a ser criada e adaptada pelas marcas de
todos os setores.
Conheça as 10 maiores tendências de consumo e inovação para
2015:
1. IN-HAND BRANDS
Sirva os consumidores no lugar certo e na hora certa.
Enquanto as expectativas dos consumidores crescem nas Américas do Sul &
Central, a paciência deles diminui. Marcas espertas estão integrando-se à vida
das pessoas com um preciso senso de urgência. Em 2015, os consumidores irão
demandar marcas que acrescentem recursos e criem atalhos que acelerem as
entregas. E as melhores delas estarão onde e quando forem requisitadas, antes
mesmo dos consumidores saberem que as querem.
2. BRIGHT IS BEAUTIFUL
Ajude a alimentar o amor pelo conhecimento como status. O
que isso significa para as marcas em 2015? Além de integrar o aprendizado e
experiências literárias ao dia a dia dos consumidores, pense como você pode
ajudar os consumidores a expressar (ou exibir) seus conhecimentos. Você pode
ajudá-los a fazer isso via redes sociais? Na América Latina, as pessoas gastam
mais tempo nelas do que em qualquer outro lugar do mundo, em torno de 8.67
horas por mês (comScore, julho de 2014). E se a oportunidade estiver no
universo offline? Até mesmo um par de jeans pode ser usado para exibir o amor
pela literatura.
3. RECONCILIATION BRANDS
Tome uma posição na luta contra a desigualdade. Apesar de
todo o progresso das Américas do Sul & Central, há ainda muita desigualdade
e barreiras que separam a população da região. Dificuldades financeiras,
desigualdade e preconceitos. Em 2015, as marcas não podem ignorar essas
questões. A lacuna entre ricos e pobres é uma questão séria para 68% dos
brasileiros (Pew Research, junho de 2014). Marcas corajosas (grandes e
pequenas) irão abraçar esta discussão.
4. DEMOCRATIC PRICING
Deixe os consumidores opinarem. Depois de viver anos de
flutuação de preços, consumidores das Américas do Sul & Central estarão
confiantes de que sabem o quanto produtos e serviços devem custar. Esses
consumidores demandarão das marcas a possibilidade de participar da
precificação de produtos. Estando confiante em sua oferta e respeito por seus
consumidores, deixe que eles mostrem o quanto valorizam sua marca.
5. INSIDE OUT
Ajude os urbanoides a aproveitar espaços ao ar livre. Os
latinoamericanos andaram se escondendo (especialmente da violência urbana) em
shoppings, em seus carros no trânsito e em condomínios nos últimos anos. Mas,
desde 2013, esses consumidores estão redescobrindo o valor de ir às ruas. Em
2015, como você vai ajudar os seus consumidores a aproveitar o espaço público?
6. PLAYFUL PERKS
Nas Américas do Sul & Central, as marcas muitas vezes
recorrem a um tom sério no seu discurso, com o objetivo de serem vistas como
profissionais e respeitáveis. Interações com marcas devem ser humanas: 73% dos
consumidores do Brasil esperam que as marcas construam relações significativas
com eles. (Edelman, outubro de 2014). Em 2015, as HUMAN BRANDS (“marcas
humanas”) irão além das piadinhas com fãs e seguidores online, e vão estimular
os consumidores com recompensas divertidas e interações surpreendentes.
7. CITY CONNECTIONS
Os solitários moradores das cidades irão amar marcas que
possam uni-los. Graças à contínua urbanização das Américas do Sul & Central
e ao ritmo das grandes cidades (muito trabalho, pouco tempo livre), é comum que
moradores não conheçam seus vizinhos. Sua marca é amigável o suficiente para
ajudar as pessoas a se conectar? Quanto mais conexões você fizer, mais você
será amado.
8. OK COMMUTER
O cruzamento entre varejo e transporte é certamente uma das
novas áreas mais interessantes a serem exploradas nas Américas do Sul &
Central. Consumidores da região estão adotando novas formas de METRO MOBILITY
(de apps de táxi e corridas compartilhadas à crescente adoção do transporte
público). Conforme o status associado ao transporte muda da posse do carro a
ter experiências únicas, a habilidade de comprar durante o trajeto será uma
experiência valorizada. Em 2015, latinoamericanos irão abraçar marcas que se
encaixem perfeitamente em suas jornadas.
9. ONLIFE SERVICE
Acrescente controle e conveniência à vida online dos
consumidores. Em 2015, enquanto os consumidores desejarem marcas que os ajudem
a gerenciar suas vidas online, eles também irão esperar ser servidos e
assistidos com total conveniência. As marcas devem ajudá-los a usar a
tecnologia de maneira segura, mais saudável e mais produtiva.
10. BRAND STANDS
Esteja comprometido com as mesmas causas que seus
consumidores. De acordo com a pesquisa do Pew Research Center de junho de 2014,
72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o país. Eventos como a Copa do
Mundo e a Olimpíada que se aproxima fizeram os consumidores das Américas do Sul
& Central (não apenas do Brasil!) repensar o uso dos espaços públicos e a
infraestrutura local, causando grande desejo de melhorar a região para que isso
seja motivo de orgulho nacional. Em 2015, os consumidores irão esperar que as
marcas provem que são comprometidas com as mesmas causas que eles.
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