quarta-feira, 23 de julho de 2014

Etiqueta profissional: seu cartão de visitas



Todo cuidado é pouco, sem contar no asseio em que devemos deixar nosso setor.


Você com certeza já teve algum amigo que fala alto demais no setor, ou que escuta uma música que não agrada aos seus ouvidos no último volume. Pois é, isso também faz parte da etiqueta profissional. Falar alto, grita ao telefone, ou até mesmo ouvir uma música em volume mais alto fazem parte do bom senso. Fones de ouvido parecem ser desconhecidos das pessoas, temos o péssimo hábito de achar que todas as pessoas compartilham ou compactuam do mesmo gosto. Hoje você incomoda, amanhã poderá ser você o incomodado. Será que você vai gostar?
Essas situações acima podem ser realizadas normalmente em nossa casa, não no trabalho, a empresa inteira ou um determinado setor não precisa saber com quem está falando ou que problema está resolvendo, seja ele de ordem profissional ou particular. No ambiente organizacional é preciso muita atenção e concentração, nossos gestores não admitem erros, e algo que nos tire a concentração irá prejudicar, não só nosso rendimento como também do nosso companheiro ao lado. É preciso respeitar para que sejamos respeitados, caso contrário não teremos moral nenhuma para reclamar ou reivindicar direitos. 
Podemos destacar também os toques de aparelhos celulares, estes devem ser bem escolhidos, nada muito chamativo, discreto e o  seu volume em nível normal. Caso seja convocado para uma reunião de negócios deixei-o desligado ou pelo menos no vibracall, já que o fato de tocar o aparelho já dispersa e tirar todo o foco da discussão e você passará a ser o centro das atenções, e a intenção não é esta. 
Cuidado com as roupas as quais faz uso no dia a dia, você não quer ser pego de surpresa por visitas inesperadas, afinal nem sempre sabemos com antecedência quem virá o nosso setor. Se a organização fornece uniforme, utiliize-o pois ele faz com que todos estejam no mesmo nível. Regras são para serem cumpridas e não burladas. Ninguém que ser pego de "calça curta", para ir ao trabalho utilize-se do bom senso caso não tenha uniforme. Chinelos, Regatas, Bermudas e Shorts muitas vezes não são as melhores opções que temos para ir ao trabalho. Lembre-se visitas inesperadas acontecem e o constrangimento pode ser inevitável. 
Em eventos ao qual a empresa vá participar e você foi convidado, a dica é: procure checar antes o tipo de roupa que o evento exige, isso vale tanto para homens quanto para mulheres, muitas vezes estamos dispojados ou formais demais, e ninguém que ser o comentário do evento a noite toda, sem contar que ficará lembrado para sempre daquele fatídico dia ao qual você não estava trajado como deveria, o chamado pagar "Mico".  
Atenção! Alerta! Cuidado com o consumo da bebidas alcoólicas nos eventos, pois eles podem ser a gota d´ água para seu emprego atual ou até mesmo para futuras oportunidades, sob o efeito do álcool muitas vezes falamos o que não devemos, e isso não tem volta é irreversível. Beba com moderação, não é preciso se embebedar para curir e aproveitar bem a festa.
Alimentação à mesa de trabalho também merece atenção especial, já que dispõe um local próprio para fazer as refeições. Algumas empresas liberam alguns minutos para esse cafezinho, então não se faz necessário levar um lanche para sua mesa de trabalho, caso venha consumir algo em sua mesa, lembre-se de escolher bem o tipo de comida, pois cada uma tem um cheiro característico, ninguém merece aquele salgadinho com cheiro de chulé que impregna a sala ou um setor inteiro, o mesmo ocorrendo para o consumo de frutas, exemplo a mexerica, tem um cheiro muito forte e é impossível de mascarar. Todo cuidado é pouco, sem contar no asseio em que devemos deixar nosso setor. Se comer algo, limpe o que sujar, mesa engordurada, documenrtos manchados de café ou chá enfim, isso mostra o zelo ou desmazelo o qual você tem pelo seu trabalho e consequentemente em sua vida pessoal . O que você é em sua casa, refletirá em seu trabalho também.  
Lembre-se:
No mundo organizacional não precisamos chamar atenção com intens os quais não farão a diferença para nossa manutenção, promoção ou até mesmo a conquista de uma nova colocação profissional.E sim, chamar atenção por características como: atitudes, competências, conhecimentos e posturas condizentes com a função a qual exerceremos. Isso é que deve prevalecer com maior destaque.
Cuidado com os rótulos e etiquetas que você recebe das pessoas. Estas podem ser perigosas e muitas vezes isso refletirá negativamente em sua carreira
Você é seu maior Cartão de Visitas.   
Fonte: http://www.endeavor.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário