quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cadastro de produtos e serviços no C-Plus.

No cadastro de produtos/serviços serão cadastrados todas as mercadorias e os serviços prestados pela empresa com seus respectivos preços e informados seus dados fiscais. Para acessar a tela do cadastro, clique no menu “Cadastro > Produtos/Serviços”.



Na tela que aparecer, clique no botão "Novo" para cadastrar um novo produto ou serviço.



No cadastro de produtos muitas informações podem ser inseridas. Os dados obrigatórios para movimentação são:

Código principal – O sistema gera um código seqüencial, mas esse código pode ser personalizado, basta apagar o código gerado pelo sistema e inserir o código desejado. Códigos de barra no formato EAN 13 também são aceitos no sistema.
Descrição do produto/serviço – A descrição do produto ou serviço deve definir claramente o tipo de produto que será vendido ou o serviço que será prestado. A descrição do produto não pode exceder 50 caracteres.
Unidade de estocagem – No campo unidade de estocagem será informada o tipo de unidade do produto (UN, KG, L, CM, etc). Para cadastrar uma nova unidade, na própria tela de cadastro do produto clique no menuConfigurações > Tabelas > Unidades”.



Como pode ser visto na imagem anterior, os campos Abreviação e Unidade de medida devem ser iguais e conter no máximo dois caracteres, deverá ser marcado a opção Quantidade unitária quando o produto sempre será vendido de um em um.

Preço de custo – Neste campo será informado o preço pago pelo produto na hora de sua compra onde pode ser incluso os custos operacionais.
Preço de venda – O preço de venda nada mais é do que o preço do produto para sua venda. Podem ser criadas diversas tabelas de preço para que possa definir diversos tipos de preço. Para cadastrar uma nova tabela de preço, acessa o menu “Configurações > Tabelas > Estoque > Preço”.



Como pode ser visto, para um cadastro simples de uma tabela de preço, basta inserir o nome da tabela e gravar.

Inseridos os dados anteriores, em seguida devem-se inserir os dados fiscais referentes ao produto. Para isso, acessa a aba "Dados Fiscais".



Caso necessário, deverão ser preenchidos todos os dados nesta aba. Os campos obrigatórios para venda são: Cálculo de ICMS, Classificação Fiscal (NCM) e no caso de venda com o CPlus PDV o campo Tributação ECF deverá ser informado também. Os demais campos deverão ser preenchidos de acordo com as necessidades da empresa. Para ajudar no preenchimento de alguns campos, pode-se auxiliar do “Manual de Tributação”.

Além dos dados obrigatórios, podem ser informados outros dados para ajudar na identificação ou em futuras pesquisas. Dos dados pode ser informado:

Código interno – Além do código principal, pode ser adicionado outro código usado internamente para ajudar nas pesquisas dos produtos.
Seção – No sistema, o estoque pode ser dividido em diversas seções ajudando a gerar relatórios de estoque e de venda por seção para resultados mais específicos. Para cadastrar uma nova seção, acessa o menu “Cadastro > Tabelas > Estoque > Seção”.



Na imagem anterior, foi cadastrada uma seção simples. A Classificação é o código de referência usado para subdivisões, pois no sistema, as seções podem ser subdivididas. Ao lado, podem ser vistos dois tipos de registros, Analítico e Sintético sendo o sintético quando haverá subdivisão da seção e analítico quando for à última camada da seção.






No exemplo visto, foi criada uma seção dentro da outra utilizando o Tipo de registro e a Classificação. As seções serão úteis para organização do estoque.

Fornecedor – No cadastro do produto pode ser informado o fornecedor principal para ajudar em futuras compras ou para imprimir relatórios de estoque filtrando por fornecedores.
Fabricante – O campo fabricante é usado para informar a marca do produto pré-cadastrada.
Localização principal – Para ajudar na busca dos produtos no estoque físico, pode ser indicada sua localização no sistema. Para cadastrar uma localização, acessa o menu “Cadastro > Tabelas > Estoque > Localizações”.



Os dois campos presentes no cadastro de localizações podem ser usados de acordo com a necessidade da empresa.

Observações / Aplicações – Nesses campos pode ser adicionada alguma informação sobre o produto.
Fotos – Para alimentar ainda mais o sistema, pode ser adicionados fotos dos produtos, para isso basta clicar em "Incluir foto" no campo "Fotos".
Complementar – Se for preciso informar outros dados como peso ou validade, pode informar na parte complementar do cadastro de produtos.
Códigos adicionais – Se além do código principal e do código interno tiver que informar outros códigos, pode ser usada aba Códigos adicionais e incluir diversos outros tipos de código.
Produtos relacionados – Essa aba é usada para adicionar produtos que podem substituir o produto cadastrado em caso de desfalque no estoque. O sistema só indicará outros produtos quando for usado o WC-Plus (Loja virtual).
Fornecedores – Como pode haver mais de um fornecedor para cada produto, além do fornecedor principal, podem ser adicionados outros fornecedores no cadastro de produtos.
Característica – Para futuros relatórios pode ser definida uma característica nos produtos que ajudará a filtrar os produtos.
Anexos – Se precisar pode vincular algum arquivo ao produto. No canto direito do cadastro de produtos podem ser definidas outras opções. Dentre elas, pode ser marcado:
Não permitir venda deste item – Caso o produto não será mais vendido pela empresa, como ele não pode ser excluído, pode ser marcada esta opção para que não possa ser escolhido na hora da venda.
Não controlar estoque deste produto – Este opção deve ser marcada quando não precisará calcular o estoque do produto. Deixando esta opção marcada, não será preciso dar entrada no estoque do produto e na hora da venda não aparecerá mensagem indicando falta no estoque.
Não imprimir na tabela de preço – Essa opção pode ser marcada em alguns produtos caso deseja que ele não apareça no relatório de Tabelas de preço.
Controla serial – Se o produto possuir número de serie deverá ser marcado essa opção para que, na hora da entrada e da saída desse produto seja pedido seu número de serie.
Controla lote – Se o produto possuir lote deverá ser marcado essa opção para que, na hora da venda o sistema só deixe vender os produtos com lote certo e não vencidos.
Solicitar complemento de descrição – Se for preciso informar alguma informação sobre o produto toda vez que ele for vendido, poderá ser marcada esta opção.
Comissão de vendedores – Se na empresa, os vendedores ganham comissão diferente em cada produto, poderá ser informada a comissão ganha em cada produto marcando esta opção e informando a comissão.

Fonte: Manual de uso C-Plus DLL Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário