segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Tudo o que o empreendedor precisa saber sobre Recrutamento e Seleção


Conheça as respostas das principais dúvidas dos empreendedores sobre como atrair, selecionar e reter os melhores talentos para sua empresa.
Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores está ligado à gestão de pessoas. Atrair as melhores pessoas é um aprendizado que pode fazer a diferença no sucesso de qualquer empresa. Pensando nisso, a Endeavor selecionou 12 conteúdos especiais, com as dicas dos maiores especialistas em recrutamento e seleção do país, para ajudar você, empreendedor, no desafio de atrair e selecionar as pessoas certas para sua empresa.
1. Onde o recrutamento entra no ciclo de gestão de pessoas? : Descubra quais processos de gestão de pessoas precisam continuar, começar ou deixar de acontecer na sua empresa para que você consiga reter os talentos que você selecionou.
2. Como preparar a liderança para se envolver no processo de recrutamento e seleção? : Ter as melhores pessoas não é fácil, dá trabalho, então se o líder não está disposto a fazer isso, precisa de alguém que queira fazê-lo.
3. Como recrutar pessoas com as competências essenciais e como equilibrar competências organizacionais e pessoais na hora da seleção? : A melhor forma de adquirir competências para sua empresa é contratando pessoas brilhantes. Certo? Nem sempre...
4. Quando realizar programas de estágio e trainee? : Descubra o que encanta o jovem na sua empresa, pois independente da sua decisão, é importante que eles sintam que “fazem parte” do crescimento da empresa.
5. Como fazer uma boa descrição para a vaga e como definir o perfil ideal para cada vaga? : Como um diálogo de Alice no país das maravilhas pode ajudar o empreendedor a procurar pessoas novas para sua empresa.
6. Como definir o cargo e o salário adequado para cada vaga? : O importante é encontrar uma solução que deixe todas as partes envolvidas satisfeitas e motivadas para alcançar o sonho grande de cada uma.
7. Como engajar as pessoas no meu sonho? : Se você entender que sonhos podem ser traduzidos em negócios promissores e competitivos, talvez encontre um grande diferencial na retenção e busca de talentos.
8. Como atrair os melhores talentos para sua empresa? : Descubra nesta entrevista com Sandra Betti o valor das pessoas para sua empresa e como elas podem transformar conhecimento em vantagem competitiva para o negócio.
9. Como incentivar indicações de candidatos? : O empreendedor pode tornar suas contratações mais sustentáveis incentivando seus próprios colaboradores a indicar talentos. Afinal, ninguém conhece melhor sua empresa do que eles.
10. Quais as melhores formas de construir um funil de candidatos qualificados? : Quando o assunto é recrutamento, o que vale mesmo não é o volume de candidatos, mas sim encontrar as pessoas mais engajadas e que levarão sua empresa mais longe.
11. Como identificar a aderência do candidato à ética da empresa? : Antes de tratarmos de recrutamento e seleção, entendemos que tratar da gestão da ética nas organizações seja não somente importante, mas fundamental.
12. Quais os tipos de perguntas que não podem faltar em uma entrevista? : Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work, explica que um bom processo de contratação deve avaliar não só as competências técnicas do candidato, mas também os seus comportamentos e valores. 
13. Qual a melhor forma de decidir entre os candidatos finalistas? : O que tem peso nessa fase do recrutamento são fatores subjetivos, por isso a escolha dessa pessoa, que pode fazer a diferença na sua empresa, é uma verdadeira arte.
14. O que fazer quando se está em dúvida sobre um candidato? : Na hora do recrutamento, o empreendedor precisa ter claro que o foco não é preencher funções, mas atrair e selecionar pessoas talentosas dispostas a ousar, aprender e construir.
15. Quais os tipos de métricas existentes para acompanhar um processo de Recrutamento e Seleção? : Sandro Bassili, VP de Geste & Gestão da Ambev, traz dicas para te ajudar a definir métricas para o processo de recrutamento. Entenda como o uso de métricas e metas pode te orientar para fazer um processo bem sucedido.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário