Por: Adir Ribeiro
O tema Gestão de Pessoas está cada vez mais no radar dos
empresários brasileiros, pois existe a consciência, de fato, do poder que
excelentes pessoas trazem para os negócios, independente de porte ou
faturamento.
Gestão de Pessoas deve envolver os aspectos emocionais e
intuitivos, mas também uma série de fatores racionais e estruturados, que
permitam às empresas aplicarem uma metodologia de trabalho que apoie a
construção de uma cultura corporativa, que de fato, envolva e engaje as pessoas
na busca de um propósito maior.
PreviewNós, brasileiros, somos bastante intuitivos no trato
com as pessoas e nos diferenciamos muito de outras culturas, exatamente por
essa característica, que pode ser uma qualidade ou defeito, dependendo da forma
como a tratamos.
Em vários cases de sucesso, nacionais ou internacionais,
sempre o componente humano é parte relevante e diferencial estratégico. Como
exemplo na busca de alternativas para o processo de formação da sua força de
trabalho, a Natura (marca 100% brasileira com origem na paixão pela cosmética e
pelas relações), investe em educação formal de alto nível, treinamentos no
local de trabalho, políticas de migração, saúde e informação econômica,
possibilitam a elevação no nível de produtividade dos indivíduos e,
consequentemente, do nível de renda.
Estamos passando por uma fase de transformação dos negócios,
com o acesso de informações e conhecimento disponível hoje, seja nos meios
tecnológicos, nos livros, cursos, enfim, há uma infinidade de opções para as
pessoas e também uma maior criticidade.
Conciliar as gerações (chamadas de baby-boomers, millenials,
etc) num ambiente de trabalho está cada vez mais crítico e relevante, aliando a
experiência de vida e maturidade das pessoas com maior experiência com o poder
de conhecimento de mundo e rapidez no uso de aparatos tecnológicos, entre
outras diferenças significativas.
É fato que as pessoas estão procurando por ambientes e
culturas corporativas que lhes permitam maior autonomia e mais acesso às
informações, a relação de hierarquia está sendo questionada constantemente e a
busca por um sentido maior na realização das pessoas será determinante para
engajar as pessoas no sonho do empreendedor.
Conhecemos diversas empresas de sucesso mundial (Google,
Disney, Apple, Zappos, The Container Store, Starbucks, Whole Foods, Life is
Good, etc) e nacional (Chilli Beans, Amil, O Boticário, etc) que forjaram uma
cultura que envolve a todos na cadeia e gera o engajamento e conexão emocional
entre mercado, clientes, comunidade e equipes de profissionais.
No Disney, a importância dada ao líder é tamanha que a
empresa não mede esforços para realizar treinamentos com seus funcionários e
assim obter participação em suas prioridades estratégicas, que são a
criatividade, a expansão global, a tecnologia e a cultura. O foco todo deve
estar na liderança e na existência de um plano de negócios e de pessoas, com
alinhamento de expectativas e competências. Os supervisores têm de ser
treinados para serem bons e levarem as estratégias da empresa adiante. O
entendimento das aspirações da equipe, conectado com as metas organizacionais,
traz o salto na gestão e é a base do sucesso na Disney.
Atualmente nos convencemos que não se permite mais pensar em
retenção de talentos, pois isso está mais associado a uma forma de “prender”
esses profissionais e o foco deverá estar no engajamento, no sentido de
pertencimento (belonging) e o no senso de justiça (Processo Justo, de Ludo Van
der Heyden) da empresa.
Acreditamos também que cultura se cria de cima para baixo,
ou seja, parte da liderança inspiradora e que gera estímulo e referência em
toda a equipe, pois ao contrário, pode virar rebelião, motim e outras situações
não favoráveis às empresas.
Portanto, engajar as pessoas no sonho do empreendedor e da
empresa é um dos principais desafios para a perenidade de um negócio, onde as
pessoas estão preparadas a agirem como donas do negócio, são remuneradas na
lógica da meritocracia e irradiam paixão naquilo que fazem, refletindo
diretamente nos resultados do negócio e na conquista sustentável de mercado.
Pense nisso! Como aprendemos na The Container Store (empresa
americana de varejo, focada em vendas de soluções para armazenamento de coisas
na sua casa e escritório), uma pessoa Excelente vale por três regulares.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
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