Por: Romeo Busarello
Basta ter um perfil nas redes sociais, um conjunto de
palavras patrocinadas e um site bem construído que os clientes baterão na minha
porta?
Nunca foi tão fácil
começar um negócio como nos dias atuais. Com uma equipe pequena, uma estrutura
pequena e um orçamento ainda menor você pode iniciar o seu negócio. A
digitalização do nosso modo de vida resultará em uma quantidade explosiva de novos
empreendimentos nos próximos 10 anos. Estamos saindo da era da produção em
massa para entrarmos na era da inovação em massa, teremos anos dourados de
empreendedorismo no Brasil. São muitos os fatores que potencializaram este
crescimento de novos negócios, no entanto ouvimos muito que os grandes tesouros
deste país são os dois grandes eventos esportivos em 2014 e 2016 e o pré-sal.
Minha opinião é que estes fatores contribuem bastante, mas o maior tesouro do
Brasil é que somos um país com muitos, muitos problemas, por que onde há
problemas há negócios, e estes negócios estão emergindo nesta imensidão de
problemas.
Está se instalando no Brasil a H&R Block - empresa
especializada na ajuda de declaração de imposto de renda, milhões de
brasileiros passaram a declarar imposto de renda nos últimos três anos e são
pessoas de formação simples que desconhecem os trâmites de uma declaração. O
boom do mercado imobiliário fez surgirem inúmeras empresas que ajudam a
desburocratizar a obtenção do financiamento juntos aos bancos. Mais de um
milhão de pessoas trabalham com telemarketing e milhares de vagas são abertas
nos 365 dias do ano, o que faz crescer o número de pequenas empresas
especializadas não somente em treinamento de atendimento, mas, sobretudo, no
tratamento da voz e no uso correto das concordâncias. As redes sociais
definitivamente estão fazendo parte do dia-a-dia das empresas, independente do
tamanho, o que faz surgirem, aos montes, agências especializadas em redes
sociais prestando serviços para pequenos negócios. Estima-se que mais de 40 mil
brasileiros vivam de pequenos negócios feitos diariamente no mercadolivre.com.
Todas estas possibilidades são factíveis graças ao
surgimento das redes sociais, que possibilitam articular negócios a custos
aceitáveis para o pequeno e médio empreendedor. Nas aulas que ministro no curso
de gestão de inovação no Insper, escolhemos aleatoriamente um aluno que esteja
empreendendo e montamos uma estratégia de comunicação em apenas 53 minutos,
usando somente um telefone celular e uma conexão wi-fi. Em 48 horas ele começa
a receber pessoas interessadas em fazer negócios. Custo de desta ação: R$
50,00.
Lembro-me que há pouco tempo o empreendedor brasileiro que
começava um negócio tinha que investir mais de 5 mil dólares para comprar uma
linha telefônica e ainda tinha que declará-la no imposto de renda. Hoje basta
ter um perfil nas principais redes sociais, comprar um conjunto de palavras
patrocinadas correlacionadas ao seu negócio e ter um site bem construído que os
clientes baterão na sua porta. Se estes clientes comprarão os seus produtos ou
não dependerá da sua estratégia comercial, tão essencial quanto a estratégia
das redes sociais.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário