Por: Daniel Heise
Compartilhar sua ideia com o mundo é melhor do que
escondê-la. São ideias complementares que vão juntar as pessoas certas em torno
do seu negócio.
O empreendedor de alto impacto é um agente de mudança.
Reconhecer que até mesmo os mercados mais maduros e os negócios mais estáveis
podem ser deslocados é uma parte importante do pensamento empreendedor. Ideias
são como sementes para a mudança, sem elas pouco se cria, mas apenas com elas
nada fazemos.
O empreendedor precisa começar com uma ideia e com a clara
noção de que sua ideia precisará de muitas adaptações, complementações e
mudanças de rumos radicais. Ficar preso ao conceito inicial e não dividir as
impressões com outras pessoas é um grave erro para o empreendedor. Muitos tem
medo que suas ideias serão roubadas se compartilhadas com amigos, outros
empreendedores ou investidores, mas é essa troca que fertiliza a ideia inicial
e cria as chances para que ela prospere. O primeiro passo então é compartilhar
a ideia com outras pessoas. Quanto mais, melhor.
Ao exercPreviewitar a troca de ideias e informações o
empreendedor corre o bom risco de encontrar outros empreendedores que possuem
ideias complementares, que junto com a sua começam a montar um quebra-cabeças
ainda maior e a chance para aqueles pensamentos virarem realidade começa a
aumentar exponencialmente. A complementaridade de ideias pode revelar uma
combinação ainda maior: a complementaridade de qualificações, competências,
estilos e capacidades. É assim que se formam bons times de co-fundadores de
empresas. De pouco adianta juntar um grupo de amigos iguais, pois o conforto da
mesmice rapidamente vira uma interpolação perigosa de papéis. Já é amplamente
reconhecido o poder das duplas de empreendedores que se complementam, trios e
quartetos também funcionam. Mais do que isso começa a ficar difícil de lidar
com a complexidade.
A configuração inicial do time muito provavelmente deixará
ainda algumas lacunas de competências que serão necessárias à medida que o
projeto avance. Sabendo quais são e trazendo novas pessoas de acordo com essas
necessidades é muito mais efetivo do que ficar buscando currículos cheios de
nomes bacanas. Experiências reais valem
muito para um time que está começando um novo projeto. E buscar quem já passou
por aquilo que será feito é um excelente filtro.
Na próxima coluna aprofundarei este tema e tratarei da
validação do modelo de negócios por meio das respostas dos clientes. Até breve!
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário