Por: Eric Santos
O investimento em links patrocinados forma uma bela parceria
com o trabalho de produção de conteúdo e SEO
Em vários textos anteriores aqui na coluna defendi a
importância da produção de conteúdo próprio – educativo e relevante - como
forma de atração de visitantes e geração de Leads.
No entanto, os resultados deste trabalho aliados às técnicas
de otimização para ferramentas de busca (SEO) não aparecem imediatamente. A
tarefa de tornar-se uma empresa referência nos temas de seu mercado e receber
recomendações até chegar ao topo dos resultados de busca orgânica é um processo
que costuma levar pelo menos alguns meses.
Uma boa forma de alavancar esse processo em pouco tempo é
investir em mídia online - como os Links Patrocinados da plataforma do Google,
o Google AdWords.
Veja 3 boas vantagens de investir neste canal:
Conquistar resultados em curto prazo
A primeira grande vantagem de investir no AdWords é o
retorno em curto prazo. Como toda a ideia dos Links Patrocinados é poder
mostrar o seu site na primeira página do resultado de busca no Google, suas
visitas e Leads gerados podem aumentar muito da noite para o dia.
Além disso, o Google é uma forma muito efetiva de comprar
mídia online, pois o anúncio encontra as pessoas no exato momento em que
procuram por aquilo, trazendo visitantes qualificados e em um estágio mais
avançado do funil de vendas.
Muitas vezes esse investimento para ter resultados de curto
prazo é essencial por dar fôlego para realizar da maneira certa e sem
atropelamento outras atividades de longo prazo como blog, mídias sociais e SEO.
Descobrir palavras-chave importantes para o negócio
Utilizando o Google AdWords também é possível testar a taxa
de conversão das palavras-chave relevantes para o seu negócio e identificar
quais trazem o maior número de Leads ou vendas. No decorrer do processo é comum
descobrir que nem sempre as palavras com maior volume de buscas são as que
trazem mais oportunidades de negócio.
Essa análise permite identificar por quais palavras-chave
vale a pena brigarem SEO e assim garantir que os esforços em produzir e
otimizar conteúdo para estar bem posicionado no Google possam ir para palavras
que realmente convertem.
Otimizar o fluxo de conversão
Para ter resultados que façam a diferença - ou seja, atrair
novas oportunidades de negócio – em geral funciona muito melhor direcionar os
links nos anúncios para Landing Pages (páginas de conversão) específicas,
aumentando a chance com que os visitantes impactados pela ação sejam
convertidos em Leads. Isso é mais difícil de acontecer se, ao clicar no
anúncio, o usuário for direcionado a uma página qualquer do site da empresa,
como por exemplo a Home.
Se você tem uma verba para experimentação e uma boa
ferramenta para construção de Landing Pages e testes A/B, é viável criar volume
para avaliar o impacto de cada variação, seja na oferta, nos títulos, nos
benefícios e até nos formatos da página.
O próprio fluxo de conversão pode ser melhorado. Avalie se
para uma determinada palavra-chave funciona melhor levar o usuário para a
página do produto, para uma Landing Page de um conteúdo rico ou para um bom
post sobre o assunto. Em geral, só temos como confirmar isso através de testes
e o investimento em Links Patrocinados ajuda a acelerar essa experimentação.
Para finalizar, é importante dizer que sabendo escolher bem
as palavras-chave pelas quais brigar (evitando termos muito concorridos e que
não convertem) investir no Google AdWords é mais barato do que se imagina.
Basta definirum valor máximo de Custo por Lead (CPL) que planeja pagar e
avaliar a campanha após alguns dias, cortando as palavras que estão com CPL
elevado e aumentando o orçamento das que estão convertendo a um bom CPL.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
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