segunda-feira, 29 de junho de 2015

Por que encarar a saga de obter uma patente




Obter uma patente pode demorar até 10 anos, em alguns casos. Conheça como é o processo na prática, pela voz de quem inova diariamente.
A Impacto Protensão começou o processo de patentear suas ideias logo no começo da existência. Atualmente, são três patentes concedidas e mais 17 foram solicitadas e estão em processo de análise. Quando começamos, o processo foi bem trabalhoso e difícil, principalmente por não conhecermos como era feita a solicitação e o que se podia patentear.

Em nossa primeira solicitação, o SEBRAE nos auxiliou, fornecendo consultoria para estruturar o pedido de patente e nos mostrando quais caminhos deveríamos seguir até a entrada do processo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso ocorreu em 1996, logo no início de nossas atividades.

Hoje em dia, nossas solicitações e acompanhamento de patentes são realizados pela Impar Marcas e Patentes, facilitando ainda mais o processo de patentear ideias novas. É muito importante o trabalho deles acompanhando o processo, para evitar que outras empresas entrem com o pedido para a mesma ideia e resguardando todo o trabalho desenvolvido pela nossa empresa.

O processo hoje em dia é bem demorado, devido ao grande número de solicitações diárias. Uma solicitação pode demorar até 10 anos para que o direito seja concedido, mas, nesse meio tempo, você estará protegido, já que a prioridade é para quem solicitou primeiro.

TODO ESSE TEMPO PODE DESESTIMULAR E PARECER INÚTIL, MAS, DEPENDENDO DO RAMO DE ATUAÇÃO, ISSO PODE SALVAR A SUA EMPRESA.
Todo esse tempo pode desestimular e parecer inútil, mas, dependendo do ramo de atuação, isso pode salvar a sua empresa. Em ramos em que o desenvolvimento de produtos ocorre muito rápido, como na área de eletrônicos, pode se perder o sentido patentear uma ideia que daqui a seis meses estará obsoleta. Já na construção civil, nosso mercado, o cenário é um pouco diferente e mais devagar. Por se tratar de produtos de alto valor agregado, em que não há margem para erros na linha de produção, a inserção de uma ideia nova no mercado é demorada, fazendo a solicitação de patente ser mais eficaz.

A propriedade de patentes pode também gerar lucros diretamente. Às vezes, o empreendedor possui uma ideia fantástica, mas não possui recursos para fazê-la crescer. Com o pedido de patente, a busca por empresas ou parceiros se torna mais fácil e mais segura, já que para captar recursos é necessário abrir diversas informações ao investidor, que pode se aproveitar para copiar a ideia. Além disso, atualmente estamos concedendo o uso de algumas de nossas patentes para empresas que seriam beneficiadas pela nossa ideia. Nós recebemos os royalties por ela e a outra empresa consegue aplicar no mercado uma tecnologia que somente ela e nós possuímos acesso.

No geral, conseguir patente é um processo difícil no início, mas que fica bem mais fácil com o tempo. O que não muda e podia melhorar é a velocidade de análise dos pedidos. Com mais agilidade, o interesse de passar por todo esse processo ficaria mais atraente, incentivando mais o desenvolvimento de novas ideias e gerando mais opções para os consumidores.



Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/por-que-encarar-saga-de-obter-uma-patente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário