Confira o que fica proibido na gestão de estoque para
conseguir manter uma boa logística.
Trabalhando por muitos anos como executivo no varejo de
moda, descobri a principal questão em uma economia apertada: saber como
equilibrar o comportamento do consumidor e o estoque. Para se manter de acordo
com as exigências do cliente e conduzir a tomada de decisão para uma operação
eficiente, qualquer empresa voltada para a venda de bens precisa se preocupar
com uma boa gestão de estoque. O sucesso começa aqui.
Está mais do que na hora de remapear a estratégia e
direcionar toda a cadeia para giros que considerem aspectos previsíveis, como
as sazonalidades, as novas exigências do mercado e o humor do brasileiro diante
das incertezas da economia. Sim, sei que não é nada fácil, mas separei aqui os
cinco pecados básicos da gestão de estoque, que, se considerados
constantemente, ajudam muito a otimizar recursos:
1. Perder de vista os
20% dos produtos que representam 80% da sua venda
Esse erro é fatal! A análise periódica da demanda deve
garantir que você tenha sempre em estoque aqueles que são os carros-chefes de
sua empresa e impulsionam o crescimento.
2. Perder o pico da sazonalidade
A culpa dessa perda, em geral, infelizmente ainda recai
sobre atrasos do fornecedor, mas muitos erros ocorrem no processo de compras.
Monitore constantemente sua operação.
3. Negociar prazos e descontos com fornecedores sem prever
atrasos e reajustes
Ainda existe no varejo a situação de se mentir para o papel,
o controle das organizações. Quando a empresa faz o pedido fora do timing ou em cima da hora, cria-se um
ciclo vicioso de fingimentos: a empresa finge que pediu a tempo, o industrial
finge que vai entregar e você e as pessoas da empresa fingem que vão vender.
Esse cenário impede que a cadeia de confiança esteja estabelecida e o risco de
haver ruptura de mercadorias (quando falta o produto na loja no ato da compra)
fica muito alto. Em geral, esse número, hoje, gira em torno de 20%.
4. Não alimentar
continuamente as lojas com itens básicos
Eles podem não ser o motivo pelo qual a loja existe, mas
sempre vendem. No mercado de moda, por exemplo, o consumidor sempre estará de
olho numa boa camiseta branca, na legging preta, no short jeans.
5. Não se antecipar
Não improvise na gestão de estoque, nem espere as coisas
acontecerem! Seja analítico e corajoso para cortar o custo desnecessário
sempre, que não agrega valor ao negócio. E tenha na gaveta mental estratégias
de reação rápidas para estar à frente. Varejo
é detalhe.
Leia mais em Endeavor @
https://endeavor.org.br/gestao-de-estoque/
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