Como implementar cultura de meritocracia nas empresas em
fase de expansão?
A cultura de meritocracia é muito conhecida teoricamente,
porém algumas empresas ainda encontram dificuldades em colocá-la em prática.
Reconhecer um profissional pela sua dedicação e cumprimento de metas pode ser
uma tarefa simples, mas ao mesmo tempo pode gerar um desconforto tanto para o
gestor quanto para sua equipe.
Se você é líder, deve levar em consideração que a
meritocracia necessita de transparência, comunicação clara e efetiva. A
meritocracia só se estabelece definitivamente em uma organização se o colaborador entender que o modelo é justo,
aplicável, coerente e mensurável. Serão essas características que irão reprimir
sentimentos de injustiça ou qualquer tipo de incômodo que possa haver entre os
profissionais.
Avaliação de competências
O cuidado na avaliação de competências – como a avaliação de
desempenho – é um pilar importante na
construção de uma base forte para implantação da meritocracia. Avaliar pessoas, sem dúvida,
é uma tarefa delicada. Pessoas são diferentes e muitas vezes se torna difícil
analisá-las com uma única métrica, por isso, em alguns casos, critérios de
avaliação podem ter variações, levando sempre em consideração a história, a
cultura e os valores de cada empresa. É o histórico da organização que irá
traçar as qualidades e características que serão ponderadas nas avaliações.
É extremamente importante que a empresa, juntamente com o
líder, desvincule a avaliação de competências da ideia de punição, onde um será
promovido e beneficiado e o restante punido. A dica é que sempre haja diálogos
que foquem com clareza que a avaliação de desempenho é simplesmente uma
ferramenta destinada a alocar ou realocar os colaboradores nas funções
adequadas e que isto só traz desenvolvimento e autoconhecimento.
A Comunicação na meritocracia
Outro aspecto muito importante: quanto mais investir na
comunicação, mais o seu modelo terá chances de sucesso! Não basta só definir as
metas individuais, mas, principalmente, deve-se investir tempo na apuração e na
comunicação dos indicadores da organização, de forma contínua e transparente.
Para que a inserção da meritocracia tenha sucesso na empresa, é necessário que
o profissional receba periodicamente feedbacks não apenas do seu líder, mas de
todos os envolvidos na sua rotina de trabalho. O feedback é um indicador que dá
direcionamento do seu índice de desempenho na organização e contribui para a
autoavaliação.
O líder deve também
evitar um dos principais causadores de insatisfação entre os seus
profissionais: o sentimento de injustiça. O favoritismo gera desconfiança no
processo. As metas em um sistema de meritocracia estimulam as pessoas a
buscarem e trazerem resultados para a organização, porém também pode gerar
muita expectativa, ocasionando a frustração e a comparação. É justamente por
isso que o modelo de meritocracia precisa estar bastante claro, bem comunicado,
embasado e alinhado com o gestor, para que este utilize parâmetros mensuráveis
e realistas, caso contrário, o modelo poderá se perder e cair em descrédito.
A implantação da cultura de meritocracia não é um processo
impossível, para inseri-la no ambiente organizacional basta que sejam adotados
basicamente um sistema de valorização do ser humano e de suas qualidades. É a
valorização dos méritos que fará com que cada um corra atrás de suas metas,
agregando cada vez mais valor a empresa que integra.
Leia mais em Endeavor @
https://endeavor.org.br/cultura-meritocracia-lider/
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