sexta-feira, 19 de junho de 2015

Como blindar sua marca contra os concorrentes


Quando competidores buscam replicar seu modelo de negócio, fique atento à marca para se manter no topo em um processo de expansão.

Informação e tecnologia estão acessíveis a todos de forma muito ágil e fácil, o que tornou o benchmark entre as marcas e empresas uma prática indispensável para manter um negócio vivo no mercado. Como consequência, as marcas que estão em rápido crescimento estão encontrando concorrentes em menos tempo – são empresas e empreendedores atraídos pela oportunidade de entrar em um novo e atraente negócio.

Para aqueles que dedicaram tempo e investimento para lançar uma nova marca ou um novo negócio, saibam que rapidamente irão ter concorrentes pela frente, mas pelo pioneirismo, ainda têm a vantagem de ser referência para os consumidores.

A questão é: como se manter referência com o surgimento de concorrentes?

As indicações para sair na frente

A marca, os produtos e os serviços prestados criam conexões com os consumidores e serão os fatores de sucesso e diferenciação no mercado. Porém, para ter sucesso nestes três fatores em um negócio em expansão, outras iniciativas também devem estar muito bem alinhadas:

  • A disponibilidade do produto, pela distribuição e na exposição do varejo;
  • A qualificação e capacitação da equipe;
  • Os custos do negócio, que precisam ser melhores que todos os concorrentes, garantindo um preço competitivo e a melhor rentabilidade do mercado.
  • Os processos internos e uma equipe bem treinada, para garantir uma excelente execução no mercado alinhado com as metas do negócio.


Para que todos estes fatores estejam em um plano muito bem mapeado, tanto nas iniciativas de mercado como nas ações internas, é necessário um profundo conhecimento do negócio. Isto representará  um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Estar com o plano de expansão com metas arrojadas e bem estruturadas para sua execução irá fazer toda a diferença. Com relação à marca e aos produtos, definir um posicionamento e uma estratégia de marketing será fundamental para manter o pioneirismo e a referência para o consumidor. Para isto, é preciso estar na frente dos concorrentes buscando sempre:

  • Criar fatores de diferenciação e conexão com o consumidor;
  • Estar sempre na frente com inovações e ações de mercado;
  • Ter um produto que tenha o melhor custo benefício percebido pelo consumidor;
  • Garantir uma prestação de serviço dentro da promessa da sua marca e seu produto;
  • Monitorar a concorrência e os benchmarks do mercado.


Colocando o plano em prática

Todo o esforço empregado para definir claramente as metas e diretrizes do negócio será de suma importância, pois ao longo da implementação e execução, muitas iniciativas:

  • Terão sucesso e deverão ser rapidamente replicadas;
  • Não serão bem sucedidas e precisarão ser canceladas para não desperdiçar recursos;
  • Precisarão de ajustes que serão realizados ao longo da execução;
  • Serão criadas em função de situações não mapeadas.



Assim, apesar de algumas mudanças ao longo do curso, toda a equipe terá foco nas metas e nas iniciativas relevantes. A execução no mercado fará a diferença do jogo, pois nada vale ter um bom plano que não se realiza e supere os resultados planejados. Para isto é preciso:
  • Uma equipe preparada para implementar todas as ações programadas;
  • Implementar o plano, mas também avaliar, acompanhar os resultados e aprimorar as ações sempre que necessário;
  • Efetividade e a agilidade dando ritmo ao negócio, fazendo a concorrência ficar para trás.
  • Saber reagir a situações não mapeadas;
  • Estar presente no dia a dia do negócio, pois o mercado é dinâmico.


Em resumo, garantir que a marca e o negócio tenham sucesso na sua expansão, superando os concorrentes e se mantendo como a referência no mercado, exige conhecimento do negócio, um bom plano com metas e diretrizes bem definidas com amplo conhecimento da equipe e acompanhamentos periódicos dos resultados, excelentes processos, gestão de pessoas para uma equipe bem treinada e qualificada e uma execução superior aos concorrentes, baseado em uma marca e um portfólio de produtos bem posicionados e conectados aos seus consumidores.

A tarefa não é nada fácil, mas em um mercado cada vez mais competitivo, para se manter na liderança, a exigência é de cultura, disciplina, consistência e muito trabalho.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/marca-forte-processo-expansao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário