Entenda a importância e as vantagens de se ter estratégias
de Marketing Digital que envolvem a equipe de Tecnologia.
É incrível o abismo que existe entre TI e Marketing. Estas
áreas normalmente têm suas prioridades e objetivos divergentes, perdendo
sinergias e camaradagens.
Em projetos que fazem uso de plataformas SaaS (Software As A
Service) é possível desenvolver
estratégias de marketing sem sobrecarregar as áreas de TI. Essa independência é
vantajosa e agiliza os processos, mas em minha opinião às vezes perdemos
oportunidades de integração de dados, informação e estratégias.
Para cumprir sua missão de criar leads, atrair novos
clientes e criar consciência sobre a empresa, a equipe de Marketing precisa
gerenciar bases de dados de informações que, em alguns casos, estão
desconectadas e representadas em dezenas de arquivos Excel.
Ainda que este formato funcione bem em princípio, perde-se
muito tempo com o tratamento manual da informação e a falta de uma visão
integrada entre todos os estados dos leads. Não se entende o funil de conversão
e não é possível calcular eficientemente o ROI do processo como um todo.
Duas perguntas costumam afligir os empreendedores quando o
assunto é o casamento entre essas duas áreas da empresa:
1. É possível que
Marketing e TI trabalhem juntos?
A criação e manutenção de base de dados estão no coração da
área de TI. Grande parte da formação profissional de TI é destinada ao armazenamento
e manipulação da informação. E esse conhecimento e experiência são
desperdiçados quando não envolvemos estes profissionais.
A conversa entre essas duas equipes muitas vezes não é
fluída, então tenha em mente que são profissionais com jargões, objetivos,
visões de mundo e experiências muito diferentes.
Algumas dicas para ajudar nesse processo:
· Alinhar os objetivos: Parece óbvio, mas
começamos projetos sem estabelecer claramente os objetivos e sem comunicá-los
de uma forma que a outra equipe entenda, evitando jargões. O uso de jargões
específicos de cada área de trabalho dificulta a compreensão.
· Comunicar e evolver os demais: Centenas de vezes recebi
uma tarefa sem contexto, sem que ninguém explicasse a necessidade ou
importância dentro do projeto. Acredito que o significado do trabalho é o maior
motivador e diferenciador na performance individual e em grupo, como exposto
por Dan Arielyneste vídeo TED.
· Prazos realistas: Escutar que o projeto
completo tem que sair nos próximos 2 dias porque vamos perder uma oportunidade
única, que não é bem definida ou clara, não ajuda muito. Envolver TI desde o
princípio do projeto ajuda a criar uma agenda de trabalho realista e um
resultado de alta qualidade, entendido e valorizado por todos.
A experiência para nossos clientes só é completa e
interessante quando os sistemas estão integrados e reagem aos passos e
estímulos que planejamos, e esse nível de integração só é possível quando
Marketing e TI estão trabalhando juntos para este objetivo comum: A conversão
dos potenciais compradores (leads) em clientes.
2. É possível fazer
Marketing Digital sem uma equipe de TI?
Startups e pequenas empresas podem não contar com
profissionais de TI para ajudar nesses processos. Nestes casos, usar uma
Ferramenta de Marketing Automation auxilia na gestão dessas bases de dados e do
funil de conversão.
Aproveite os materiais online para aprender as tecnologias e
sistemas, os fornecedores normalmente criam muito conteúdo de referência.
Entender, ainda que superficialmente, como essas tecnologias
funcionam, pode ser de grande ajuda para criação de estratégias mais eficientes
e facilitar a medição dos resultados.
Como é sua gestão de
Marketing Digital?
Você concorda com estas ideias? O que faz diferente no seu
dia a dia?
Fonte: https://endeavor.org.br/
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