quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Como controlar os gastos do seu negócio


Todo empresário tem como foco alcançar um resultado positivo na gestão de sua empresa, afinal isso garante retorno financeiro e a estabilidade do negócio. Contudo, quando a maioria dos empreendedores inicia um negócio, acaba não percebendo a necessidade de ter um planejamento adequado, o que deixa as empresas vulneráveis aos problemas financeiros.
É importante contar com profissionais especializados para a interpretação de demonstrativos, usar ferramentas para tornar os processos mais inteligentes e acompanhar resultados a curto e longo prazo. Afinal, gerir uma empresa financeiramente é estar atento aos resultados de cada medida, para assim identificar e corrigir possíveis erros. Veja mais dicas:
1. Fique atento aos impostos de sua empresa
Converse com o seu contador e regularize todas as pendências sobre o assunto para evitar dores de cabeça futuras. Se tudo estiver em dia, verifique quais mudanças podem ser realizadas em relação à atualização do planejamento tributário, incentivos fiscais e as medidas jurídicas preventivas necessárias para o bom funcionamento da empresa.
2. Planeje compras e serviços
Organizar e planejar as compras evitam emergências e pedidos urgentes, que acabam saindo mais caro pela falta de tempo em pesquisar preços e taxas de serviços. Administrar o estoque evita desperdício e ajuda a programar as próximas compras. O que reflete em maior tempo para pesquisar valores e fornecedores que se adaptem ao caixa.
3. Renegocie suas dívidas
Se existem pagamentos pendentes, a dica é negociar e realizar um plano de pagamento para que o negócio não necessite arcar com o valor total de uma só vez. O importante é tentar encontrar uma forma de conciliar a melhor forma de pagamento das dividas para encaixá-las no orçamento da empresa.
4. Cheque suas tarifas e serviços bancários
Realize, periodicamente, uma visita ao gerente do banco, porque depois de algum tempo da abertura da conta surgem novas cobranças e taxas que podem ser revistas. Antes, faça um levantamento com as tarifas e serviços contratados e pesquise as opções oferecidas por outros bancos, assim você consegue negociar mais precisamente.
5. Prepare-se para imprevistos
É importante manter algum recurso, como uma parte do capital de giro para situações atípicas, dessa forma sua empresa não será pega de surpresa e evitará desconfortos financeiros.
Com os cuidados acima é possível que uma empresa tenha uma economia significativa. É importante realizar também o planejamento correto e elaborar um orçamento que se baseie em relatórios financeiros, que revelem como foi investida ou desperdiçada a receita da empresa, sempre com o objetivo de melhorar e corrigir a trajetória do negócio.
Lembre-se, gerir não significa fazer todo o processo pessoalmente e sozinho. Gerir é ter ao próprio alcance pessoas ou instrumentos que possibilitem entender e interpretar o resultado final das operações, controlando assim os gastos da sua empresa com planejamento e organização.
Hildebrando Camargo é da Moore Stephens Auditores e Consultores.
Fonte: www.exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário