Conheça as 5 habilidades comportamentais que o seu time precisa ter para que seu negócio se torne mais dinâmico.
Uma
empresa nacional de grande porte revisou o seu posicionamento, pois o seu
principal mercado estava prestes a privatizar e a bolha de investimentos iria
secar. Neste estudo, identificou uma janela de oportunidade muito interessante,
mas que implicaria em adotar novos modelos de operação, vendas e de
posicionamento. Era um empreendedorismo partindo de dentro de uma grande
empresa. Para tal, foi entendido que devia separar-se do negócio principal (spin off) para poder
ganhar vida e a agilidade necessária. Contudo, que talento colocar no comando?
Os executivos internos eram muito “quadradinhos” para impor o dinamismo
necessário.
Depois
de muitas entrevistas identificaram um profissional promissor para a posição.
Porém, as dúvidas apenas aumentaram, pois ele tinha o perfil altamente rebelde
e determinado. Dificilmente seguiria diretrizes pré-concebidas, pois este
perfil tende a seguir seus próprios instintos. Ao final de um bom período ele
foi contratado, não sem receios de que poderia destruir o negócio que demandaria
investimentos de várias dezenas de milhões de reais. A implantação seguiu em
frente, com muitos conflitos e debates entre os executivos e demais times, pois
a nova liderança estabeleceu uma dinâmica altamente agressiva, puxando todo o
time para além das suas fronteiras. Aqui eu quero enfatizar que não se
restringe a tirar as pessoas da zona de conforto, mas algo bem mais enfático. A
aposta deu certo.
Os resultados foram
impressionantes, pois a implantação, mesmo começando bem defasada em relação à
concorrência a ultrapassou, obtendo mais de 400 clientes, alguns estratégicos,
antes mesmo de iniciar a operação. E os resultados não pararam por aí. Fazia
parte a venda da operação, mas esta ocorreu antes mesmo de completar seu
primeiro aniversário, possibilitando aos acionistas capturar valor bem acima da
expectativa inicial.
Como
visto na nossa história, em muitos casos um grande desafio está em trazer
alguém que irá desafiar constantemente as premissas do empreendedor, mas que
pode ser exatamente o fator de transformação para um negócio disruptivo.
Nos
dias de hoje observamos o crescimento de novas tecnologias, do papel do
regulador, da atuação do governo, do maior poder do consumidor e naturalmente
da ação da concorrência. Além disto, as barreiras de entrada vem caindo
sistematicamente, devido à adoção em larga escala de plataformas digitais. Para
este contexto de grande complexidade, um empreendimento, seja ele grande ou
pequeno, deve considerar na estruturação de seu time habilidades técnicas e
habilidades comportamentais. Estas últimas são as mais difíceis de avaliar.
Seguem algumas destas habilidades que devem estar presentes em cada membro de
seu time:
1.
Facilidade de trabalho em time e espírito colaborativo: A adaptabilidade dos times é
exigida constantemente, o que envolve a montagem imediata de equipes que nunca
atuaram juntas. A velocidade com que o time engata colaborativamente num novo
projeto é fundamental. Numa universidade americana, como parte da semana
de integração, os calouros do MBA e demais cursos foram colocados juntos para
montar a casa de uma família pobre. Éramos de muitos países e formações
distintas, homens e mulheres, diversas raças, etc. Montamos em tempo recorde e
nos sentimos eficientes como no programa Extreme Makeover Home Edition.
Contrate pessoas que já trabalharam em equipes diferentes antes, privilegiando
a diversidade e a facilidade com que compartilham experiências e conhecimento.
2.
Qualidade de comunicação: Saber
se expressar muito bem, especialmente em publico, é um dos grandes diferenciais
dos empreendedores norte-americanos, sendo treinados desde a infância. A
comunicação de qualidade está na coesão e objetividade, bem com no correto
entendimento do publico alvo a ser atingido. Além disto, trabalhar em equipe
exige fluência na interlocução entre as partes interessadas.
3.
Auto-liderança: Para
obter maior agilidade, melhor adaptabilidade e menor tempo de respostas nas
tomadas de decisão, o espírito de liderança precisa estar no DNA do time, que
tenderá mais a pedir desculpas por um insucesso e irá corrigi-lo, do que
solicitará autorização para as suas ações do dia a dia. Assim, busque
montar uma equipe coesa, onde todos já tiveram experiências em coordenação.
4.
Solucionador de problemas: Solucionar
problemas significa assumir riscos e trazer para si as responsabilidades.
Assim, ao contratar busque identificar o grau de resiliência quanto aos erros
cometidos e críticas recebidas. E, fundamentalmente, o que apreendeu de cada
uma dessas oportunidades.
5.
Atitude: Não
espere mais colaboradores que vistam a camisa da empresa, pois o mundo de hoje
exige relações bidirecionais. Isto exigirá do gestor atitudes continuadas para
promover desafios, feedback e reconhecimento o tempo todo. Pense no time como
um ativo que precisa ser cuidado. Para a montagem do seu time, busque
identificar elementos como Assertividade, Serenidade e Engajamento. Coloque no
time pessoas que trazem os problemas para si e evite àquelas que vivem
escorregando deles, como sabonetes.
Sua
equipe deve demonstrar elevada competência e destacado grau de comprometimento.
Seus membros são alinhados a valores comuns, seguem uma mesma visão e tem os
mesmos objetivos. Junto com um alto grau de engajamento, deve trazer
diversidade e multiplicidade de conhecimentos, habilidades, opiniões e ideias.
Para inspirar, veja o filme “Os Estagiários” que apresenta um processo de
seleção na Google. E lidere para além das fronteiras de cada um, inclusive as
suas próprias.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
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