Por: Lucio Boracchini
Cada pessoa tem preferências distintas, por isso, a geração
de conteúdos personalizados é essencial para melhorar a interação da sua empresa
com os clientes.
Cada cliente da sua lista de contatos tem preferências
distintas e esse fato deve ser considerado no momento em que a sua empresa for
criar uma ação de e-mail marketing. É importante que as mensagens sejam
elaboradas com conteúdos específicos, procurando atender aos interesses de cada
contato.
Hoje em dia, é comum encontrar empresas criando peças
únicas, sem se preocuparem com a relevância ou personalização do conteúdo. Sem
a segmentação, porém, você estará enviando mensagens com conteúdo irrelevante
e, além de não atender aos interesses dos seus contatos, aumentará as chances
de não interagirem ou ainda de se descadastrarem.
Criar e enviar uma mensagem personalizada para cada contato
pode parecer uma missão impossível, mas não é. Basta se dedicar à análise e à
compreensão do histórico de ações anteriores para criar grupos de contatos,
baseando-se em interesses comuns.
Veja um exemplo. Se, em uma ação de e-mail marketing
anterior, você analisou que 18% dos seus destinatários clicaram em um link de
uma TV de 42 polegadas, você poderá exportar esses contatos e criar uma lista
de interessados em TVs. Nas próximas ações, você poderá definir quais partes do
conteúdo deverão conter textos que variam de acordo com o interesse do
destinatário: “Olá ‘Roberto’, você, que está interessado no ‘televisor de 42
polegadas’, não pode perder essa oferta exclusiva”.
Os campos exemplificados por aspas serão dinâmicos, ou seja,
o destinatário pode ser o Roberto, a Lúcia, a Sandra, assim como o produto
poderá ser o televisor, o refrigerador ou qualquer outro sobre o qual você
tenha percebido o interesse do seu consumidor.
As melhores empresas de e-mail marketing do mercado oferecem
recursos que permitem a personalização de conteúdo de forma dinâmica, baseada
nas preferências dos seus contatos. Além de economizar tempo, pois fará uma
única ação que atenderá a vários perfis de interesses, os resultados serão mais
positivos, pois o conteúdo passa a ser relevante para todos.
A segmentação de base para a personalização de conteúdo será
essencial para os melhores resultados em suas ações de e-mail marketing, pois
permitirá uma comunicação dirigida, um a um. Mas vale lembrar que este processo
é um trabalho constante, que requer continuidade. Portanto, dedique seu tempo
para entender melhor o interesse de seu público, analisando o comportamento nas
ações anteriores, determine grupos que facilitarão a segmentação e obtenha os
melhores resultados em suas ações personalizadas.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
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