quarta-feira, 19 de agosto de 2015

E-mail marketing: Personalize o conteúdo

Por: Lucio Boracchini

Cada pessoa tem preferências distintas, por isso, a geração de conteúdos personalizados é essencial para melhorar a interação da sua empresa com os clientes.

Cada cliente da sua lista de contatos tem preferências distintas e esse fato deve ser considerado no momento em que a sua empresa for criar uma ação de e-mail marketing. É importante que as mensagens sejam elaboradas com conteúdos específicos, procurando atender aos interesses de cada contato.

Hoje em dia, é comum encontrar empresas criando peças únicas, sem se preocuparem com a relevância ou personalização do conteúdo. Sem a segmentação, porém, você estará enviando mensagens com conteúdo irrelevante e, além de não atender aos interesses dos seus contatos, aumentará as chances de não interagirem ou ainda de se descadastrarem.

Criar e enviar uma mensagem personalizada para cada contato pode parecer uma missão impossível, mas não é. Basta se dedicar à análise e à compreensão do histórico de ações anteriores para criar grupos de contatos, baseando-se em interesses comuns.

Veja um exemplo. Se, em uma ação de e-mail marketing anterior, você analisou que 18% dos seus destinatários clicaram em um link de uma TV de 42 polegadas, você poderá exportar esses contatos e criar uma lista de interessados em TVs. Nas próximas ações, você poderá definir quais partes do conteúdo deverão conter textos que variam de acordo com o interesse do destinatário: “Olá ‘Roberto’, você, que está interessado no ‘televisor de 42 polegadas’, não pode perder essa oferta exclusiva”.

Os campos exemplificados por aspas serão dinâmicos, ou seja, o destinatário pode ser o Roberto, a Lúcia, a Sandra, assim como o produto poderá ser o televisor, o refrigerador ou qualquer outro sobre o qual você tenha percebido o interesse do seu consumidor.

As melhores empresas de e-mail marketing do mercado oferecem recursos que permitem a personalização de conteúdo de forma dinâmica, baseada nas preferências dos seus contatos. Além de economizar tempo, pois fará uma única ação que atenderá a vários perfis de interesses, os resultados serão mais positivos, pois o conteúdo passa a ser relevante para todos.

A segmentação de base para a personalização de conteúdo será essencial para os melhores resultados em suas ações de e-mail marketing, pois permitirá uma comunicação dirigida, um a um. Mas vale lembrar que este processo é um trabalho constante, que requer continuidade. Portanto, dedique seu tempo para entender melhor o interesse de seu público, analisando o comportamento nas ações anteriores, determine grupos que facilitarão a segmentação e obtenha os melhores resultados em suas ações personalizadas.


Fonte: http://www.endeavor.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário