Por: Claudio Gandelman
Entenda os 3 papeis fundamentais das redes sociais para
usá-las de forma mais eficiente.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo
utilizam redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam. Segundo
pesquisa realizada este ano pela Nielsen, provedora global de informações e
insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços
é citado por 68% dos usuários de redes sociais, ou seja, cada vírgula que sua
empresa posta nas redes sociais impacta um número exorbitante de pessoas.
Além disso, se pararmos para pensar, é essencial que a
empresa tenha uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Não são mais
aceitos argumentos como: “Ah... Estamos montando” ou “Estamos contratando uma
empresa especializada para desempenhar esse papel”. Esqueça isso já! Aceite que
as redes sociais são uma realidade e não dá para deixar de lado, correndo o
risco da pena, que pode ser alta.
Neste contexto, muitos gestores querem saber como utilizar
melhor as redes sociais, como a sua empresa pode se posicionar, o que devem ou
não fazer.Um bom ponto de partida é entender seus 3 propósitos principais:
1. Funcionar como um termômetro de como o público em geral
enxerga a sua marca e produtos. Isso ajuda a posicionar-se e caminhar com um
pouco mais de luz. Diferente de uma pesquisa formal, na qual os entrevistados
são questionados intencionalmente e com um objetivo final, nas redes sociais os
clientes espontaneamente e sem qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões
valiosas sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a
melhor e pior forma de utilização dos mesmos.
2. Atuar como uma “Central de Atendimento ao Cliente”. Por meio
das redes sociais, a empresa saberá antes de qualquer outro meio as maiores
verdades e as coisas urgentes e importantes que deve saber. E não adianta a
preocupação de antecipar-se aos problemas, afinal, eles simplesmente aparecem
de onde menos se espera. Seja porque um funcionário no ponto de venda não
tratou bem algum cliente, porque a mercadoria estava em falta ou até mesmo
porque a empresa não se preparou para um bom serviço.
Um pequeno deslize replicado para um número grande de
clientes atuais e em potencial fez muitos executivos enxergarem o social
business como uma ferramenta estratégica. Hoje são contratados profissionais de
comunicação e marketing para desempenharem tal função, que necessariamente deve
estar vinculada aos objetivos desses departamentos. De uns anos para cá, foram
criados muitos cursos de extensão e até pós-graduação para quem deseja atuar na
área. Tenha profissionais capacitados!
3. Construir uma boa reputação para a sua marca. Esse item
está atrelado aos outros dois, mas assim como toda ação de comunicação e
marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja,
ao posicionamento e a imagem que se deseja atingir, caso contrário nada disso
faria sentido.
Hoje, temos várias formas interessantes de fazer publicidade
nas redes sociais, a mais comum é a compra de mídia diretamente, onde a empresa
coloca um botão, um banner, um link ou tweet patrocinado. Tem diversas
vantagens: a primeira e mais importante é calcular o custo em uma quantia que
caiba no tamanho do seu bolso, a segunda grande vantagem é que podemos medir
facilmente e saber se está tendo ou não retorno sobre o investimento. Portanto,
invista nas redes sociais!
Nessa mesma linha, uma empresa de alimentos, por exemplo, em
vez de publicar assuntos claramente publicitários como “compre nosso leite
condensado”, pode criar conteúdos informativos e ensinar a fazer um delicioso
bolo, passar a lista de ingredientes e indicar onde comprá-los, tudo isso gratuitamente.
O mundo da internet e, principalmente, das redes sociais está mudando muito
rápido e é importante que sua empresa saiba como seguir as tendências.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/
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