quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tudo o que a internet pode oferecer para o seu negócio

Por: Antonio Carlos Soares




Após o salto de produtividade da década de 90, não será mais uma revolução tecnológica que mudará a nossa forma de trabalhar. A solução está na internet. Pode procurar.

Tive a sorte de presenciar o imenso salto de produtividade trazido pela adoção maciça do e-mail e dos pacotes de produtividade pessoal, na forma de planilhas eletrônicas e processadores de texto, no início nos anos 1990.

Foi revolucionário. Em poucos anos, não tínhamos mais um contínuo (?!) à nossa disposição para levar e buscar malotes (?!), sumiram as máquinas de escrever, o Telex (?!), as calculadoras de fita (?!) e as pilhas de relatórios cuspidos pelo mainframe (?!) das ruidosas impressoras matriciais (?!). Mas o mais radical foi ver o brutal aumento da produtividade: o faturamento tinha crescido muito, enquanto a minha área tinha a metade das pessoas – que, por sua vez, trabalhavam muito mais tranquilas e motivadas. De 1992 a 1996, o mundo mudou.

E parou por aí. É incrível, mas, desde então, quase nada mudou dentro das empresas – vale lembrar, a força motriz da economia global! A diferença é que antes recebíamos 20 e-mails por dia e hoje a média é de 180. Pior, segundo dados do International Data Corporation (IDC), as pessoas gastam 28% do seu tempo lendo e respondendo e-mails, 19% procurando e organizando informações, 14% em comunicações internas e... apenas 39% de fato fazendo o que elas foram contratadas pra fazer! É simplesmente disfuncional.

Mas há esperança. Pessoas como você, que viram suas vidas pessoais darem saltos quânticos através do Google, Facebook, Twitter etc., cansaram de esperar anos pela implantação do sistema milionário que o fornecedor garantiu que resolveria todos os problemas do mundo e nunca deu em nada. Estão procurando na internet uma aspirina que resolva de uma vez por todas a própria dor de cabeça.

A boa notícia é que ela está lá. Nos últimos anos, houve uma explosão do mercado de Enterprise Software, formado por uma miríade de empresas que fornecem soluções simples e baratas para problemas empresariais específicos, em geral através de softwares que rodam em sites na web e funcionam sem que você tenha que fazer downloads e instalações complicadas.

Tem de tudo. Mesmo. Precisa de algo mais simples pra fazer a triagem de candidatos a vagas? De uma interface melhor para visualizar o seu funil de vendas? De um timesheet automático? De uma rede social corporativa? De um gerenciador de tarefas? Guardar seus arquivos na nuvem? Um logotipo rápido e barato? Uma locução em inglês nativo para o vídeo do seu produto? Um repositório de código fonte? Ou... Enfim, você entendeu. A solução está na sua mão. Vai firme.
Nome, logotipo, cartões de visita:
Criação do vídeo para explicar seu produto:
Narração ou conteúdos em inglês nativo:
Infraestrutura para suportar o site:
Controle de funil de vendas:
Gerenciamento de tarefas e projetos:
Emissão de NF e gerenciamento financeiro:
Gestão de documentos na nuvem:
Gerenciamento de redes sociais:
SAC:
Pesquisas:
E-mail marketing:
E por aí vai…



Nenhum comentário:

Postar um comentário