Depois de ser comprada pelo Google por US$ 12,5 bilhões em
2012, a Motorola mudou de mãos novamente. A empresa passa a ser parte da Lenovo
graças a um acordo selado nesta quarta-feira entre a gigante das buscas e a
empresa chinesa.
O acordo prevê a transferência de US$ 2,91 bilhões, e a
forma de pagamento inclui dinheiro e algumas ações da companhia chinesa.
A venda foi confirmada pelo Google em comunicado divulgado
para imprensa e investidores nesta quarta-feira. A empresa diz que manterá a
maior parte das patentes da Motorola, incluindo as novas aplicações e invenções
feitas sob seu comando.
Contudo, a Lenovo receberá uma licença para utilização do
portifólio de patentes e outras propriedade intelectuais, além de receber
outras 2 mil patentes, a marca "Motorola" e as marcas registradas.
Quando o Google comprou a Motorola em 2012, a ideia era
adquirir as patentes registradas pela Motorola Mobility. De quebra, recebeu
também uma fabricante de smartphones que lançou sob o slogan de "a Google
Company" o Moto X e o Moto G, além de outros aparelhos restritos ao
mercado americano.
No entanto, a Motorola nunca deu lucro para o Google.
Trimestre após trimestre, a sua aquisição pesava ainda mais nos cofres da
desenvolvedora do Android. Isso provavelmente deve ter motivado a venda.
"A aquisição de uma marca icônica, com uma linha de
produtos inovadores e uma equipe incrivelmente talentosa globalmente fará a
Lenovo se tornar imediatamente um competidor forte no ramo de
smartphones", diz Yang Yuanqing, da Lenovo, lembrando do histórico da
empresa em abraçar outras marcas como o Think da IBM. Hoje a empresa é uma das
maiores no ramo de PCs.
Larry Page, CEO do Google, vê a venda como uma nova
oportunidade. "A Lenovo tem a experiência para levar a Motorola Mobility
para o posto de uma das maiores marcas no ecossistema Android. A venda
permitirá ao Google devotar a nossa energia para a inovação no Android para o
benefício de usuários de smartphones em todo o mundo.
Já Dennis Woodsite, CEO da Motorola Mobility, vê a mudança
de ares como uma forma de "um caminho rápido para atingir a meta de
alcançar as próximas 100 milhões de pessoas com internet móvel". "Com
os lançamentos recentes do Moto X e o Moto G, estamos em grande aceleração e a
experiência da Lenovo com hardware e seu alcance global podem ajudar a ampliar
isso", diz ele no comunicado.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40033/40033
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