terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cadastro de clientes no C-Plus.


O cadastro de clientes será usado para guardar os dados dos clientes e atribuir orçamentos, vendas e contas a receber a cada cliente. Para cadastrar um novo cliente, deve-se acessar o menu "Cadastro > Clientes".

Na tela seguinte, para continuar o processo, clique no botão "Novo", e irá aparecer uma tela pedindo para informar o tipo de pessoa: física ou jurídica. Selecione a opção desejada (lembramos que não é obrigatório informar o CPF ou o CNPJ nesta tela de seleção do tipo de pessoa), clique em "Confirmar" para iniciar o novo cadastro e insira os dados do cliente. O nome do cliente não pode exceder 50 caracteres, pois isto pode provocar erros no futuro.

No caso de pessoa jurídica, ao lado do campo CNPJ, há um botão azul que é usado para preencher os dados do cadastro através das informações puxadas pelo CNPJ na Receita Federal. Informando O CNPJ, clique no botão para pesquisar a fixa do CNPJ. Será pedido para confirmar a pesquisa do CNPJ e, para continuar, basta clicar em "Sim".

Logo em seguida, na tela seguinte, confirme a série de caracteres e clique em "Consultar".

E então, aparecerá a ficha do CNPJ. Depois de conferir os dados, clique em "Atualizar o cadastro atual" para preencher automaticamente os campos no cadastro do cliente.

Ao voltar para a tela do cadastro, os dados estarão preenchidos, caso queira adicionar mais dados, você pode informá-los. Depois clique em "Gravar" para confirmar o registro no sistema.

Caso deseje cancelar a edição feita no cadastro, basta clicar no botão "Cancelar", e para excluir o cliente, clique no botão "Excluir", sendo que, se já tiver sido feita alguma movimentação com este cliente, ele não poderá ser excluído do sistema.

O botão "Pesquisar" permite buscar algum cliente, já cadastrado no sistema, para que se possa visualizar os seus dados. Para pesquisar algum cliente, basta apenas informar alguma de suas informações e clicar em "Pesquisar". Para pesquisas mais específicas, pode-se usar os (dois) filtros presentes na tela de pesquisa.

Quando clicado duas vezes em um dos itens da lista de clientes que for encontrada e oferecida pelo software, abrirá o cadastro do cliente selecionado. No lado direito dessa mesma tela, podem ser acrescentadas informações e inseridas imagens.

Na aba seguinte, pode-se adicionar mais contatos e uma característica pré cadastrada através do menu "Cadastro > Tabelas > Característica Pessoa". Para adicionar um novo contato ou uma nova característica, clique no botão "+".

Na aba "Endereços", podem ser adicionados outros endereços que o cliente possui. E, na última aba, "Anexos", podem ser inseridos anexos, sendo aceitos todos os tipos de documento.

Fonte: Manual de uso C-Plus DLL Informática.

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