sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O potencial e a importância da automação comercial para as pequenas empresas.



Segundo o Dicionário Aurélio, automação é um “sistema automático pelo qual os mecanismos controlam o seu próprio funcionamento, quase sem a interferência do homem”. Muitas empresas utilizam máquinas, mas a questão que deve ser respondida é: a empresa tem um BANDO DE DADOS ou um BANCO DE DADOS?

Se a resposta for a primeira opção, certamente a empresa não está a aproveitar corretamente o bem mais valioso da automação e informatização.

Já se a segunda opção for a escolhida, parabéns, isto significa que a empresa está com o mais importante bem em suas mãos. Um banco de dados que pode gerar indicadores importantes para se criar ou mudar a estratégia da empresa...

• Identificar o faturamento com os produtos de fabricação própria e produtos de revenda e também a rentabilidade dos mesmos;
• Mostrar quais produtos não podem faltar na loja;
• Os produtos que interferem negativamente na rentabilidade da empresa;
• O preço mínimo de cada produto;
• Quanto de capital de giro está empatado em produtos pouco rentáveis;
• Quais os produtos que devem ser tirados do mix;
• Quanto tempo o comprador demanda para discutir e negociar a aquisição de produtos que não são representativos no faturamento;
• Os principais itens que compõe o custo fixo da empresa;
• O valor do custo fixo;
• Qual o ponto de equilíbrio;
• A razão entre funcionários x faturamento;
• A razão entre m² de loja x faturamento;
• O nível de endividamento permitido na empresa.

A tendência é que esses e outros indicadores importantes façam parte do planejamento estratégico. Se bem monitorados, a partir da organização de um banco de dados, podem levar a decisões corretas, precisas e rápidas, que trarão mais rentabilidade com menores custos.

Administrar uma empresa tão complexa como uma padaria ou confeitaria, por exemplo, sem a automação comercial tornou-se praticamente inviável.

Foi-se o tempo em que o proprietário só ficava no caixa, apenas a administrar o dinheiro das vendas. O mercado se tornou amplamente competitivo e o aumento da concorrência trouxe novas tecnologias de gestão administrativa.

As ferramentas e tecnologias como o código de barras, Intercâmbio Eletrônico de dados (EDI) e o moderno Código Eletrônico do Produto - RFID (EPC) garantem a eficácia na interação entre as indústrias e os varejistas.

A união desses fatores aumenta a segurança, a agilidade e a precisão das informações, a reduzir os custos. Os consumidores percebem de forma clara os avanços da tecnologia e das empresas que estão a investir em automação.

A crescente presença de automação em padarias e confeitarias mostra aos clientes que a empresa está preparada para atendê-lo. Essa qualidade é percebida quando ele é atendido rapidamente. Ninguém gosta de enfrentar filas, nem de ser mal atendido ou de se frustrar por não encontrar o que procura.

O básico para a informatização de uma padaria em seu início de operação são os seguintes equipamentos:

1. CHECK-OUT
• Microcomputador
• Balança
• Gaveta de dinheiro
• Impressora fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (ECF)
• Leitor de código de barras
• Pin Pad – Terminal para a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)
• Nobreak

2. ESCRITÓRIO
• Microcomputador
• Impressora
• Switch
• Leitor Biométrico (equipamento que captura a imagem da impressão digital do dedo)

3. DELIVERY
• Microcomputador
• Impressora

4. LOJA
• Balança Wi-Fi

Fonte: sebrae.com.br

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