terça-feira, 1 de outubro de 2013

Apple passa a Coca-Cola e é a marca mais valiosa do mundo em 2013.


A Apple é a marca mais valiosa do mundo em 2013, de acordo com o quadro anual Best Global Brands, anunciado anualmente pela empresa de consultoria e pesquisa Interbrand.

Esta é a primeira vez que a Coca-Cola deixa de ocupar o primeiro lugar da lista. Desde 2000, a Interbrand analisa as marcas mundiais mais conhecidas e influentes entre o público, e nesses 13 anos a Coca esteve sempre no topo do ranking.

“Este ano, quem reina é a Apple”, disse o executivo responsável pela pesquisa, Jez Frampton. Para ele, a Apple chegar ao primeiro lugar da lista era apenas uma questão de tempo. A empresa esteve na oitava posição em 2001 e subiu para o segundo lugar no ano passado. Este ano, a marca cresceu 28%, chegando a um valor de US$ 98,3 bilhões, superando a Coca-Cola.

A pesquisa mostra também que empresas de tecnologia aparecem em peso entre as marcas mais valiosas do mundo. Entre as dez primeiras da listagem, cinco são desse setor. Samsung e Intel aparecem na oitava e nona posições, respectivamente. A Microsoft está em quinto lugar, enquanto a Google subiu da quarta para a segunda posição este ano.

Dessa maneira, a Coca-Cola não foi apenas superada pela Apple, como também pela Google. Em números totais, a Google cresceu 34% em relação ao ano passado, alcançando um valor de US$ 93,3 bilhões. A Coca também se valorizou, mas apenas em 2%, chegando a US$ 79,2 bilhões.

A IBM aparece em quarto lugar, logo atrás da Coca-Cola, este ano. Porém, a empresa está listada como marca de serviços, e não como de tecnologia. Já o Facebook subiu da 69ª para a 52ª posição, enquanto a Nokia registrou a maior desvalorização, caindo do 19º para o 57º lugar este ano.

1°) Apple: US$ 98,3 bilhões, + 28%
2°) Google: US$ 93,3 bilhões, + 34%
3°) Coca-Cola: US$ 79,2 bilhões, + 2%
4°) IBM: US$ 78,8 bilhões, + 4%
5°) Microsoft: US$ 59,5 bilhões, + 3%
6°) HP: US$ 46,9 bilhões, + 7%
7°) McDonalds: US$ 41,9 bilhões, + 5%
8°) Samsung: US$ 39,6 bilhões, + 20%
9°) Intel: US$ 37,3 bilhões, - 5%
10°) Toyota: US$ 35,3 bilhões, + 17%

Não foi surpresa a Apple assumir a posição que, até então, pertencia à Coca-Cola desde o princípio do ranking da Interbrand. Enquanto a empresa de bebidas vinha mantendo, desde o início, um crescimento de até 8% em seu valor de marca, a marca de Steve Jobs, no classificação de 2012, marcou o recorde de crescimento da história do ranking: impressionantes 129% de crescimento do seu valor de marca, ou seja, ao longo de um ano, aquela simples Maçã mais do que dobrou o seu valor em relação ao ano anterior.*

* Comentários acrescentados pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário