quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Salvando o dia: como remover do pendrive vírus que converte arquivos e pastas em atalhos.


Uma nova praga vem perturbando a vida de muitos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o utilizador abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível.

A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o vírus não apaga nenhum arquivo do pendrive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso, mantenha a calma.

Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pendrive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao vírus. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.

Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o vírus que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.

Abra o Prompt de Comando (item presente no “Menu Iniciar” dentro da pasta “Acessórios”). Agora digite o seguinte comando: attrib -h -r -s /s /d F:\*.* Nota: a letra “F” deve ser substituída pela letra atribuída ao seu pendrive.

Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho).

Abra as Propriedades do arquivo.

Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item "Destino" e "Iniciar em").

Utilize um bom antivírus e análise o pendrive e o HD.

Instale um anti-malware no seu computador e faça outra varredura no disco local e na unidade removível.

Se nenhum problema foi informado pelos programas, então o vírus deve ter sido removido do seu pendrive. Em casos de persistência do problema, tente outros softwares.

Se você está enfrentando este problema, esperamos que as dicas acima possam ajudar, pois sabemos que o valor de um pendrive, muitas vezes, é muito maior do que o custo que foi para adquiri-lo, o pequeno gadget quase sempre contém documentos e trabalhos preciosos que nos levaram tempo e esforço para serem produzidos. Com isso, uma outra dica que podemos dar sobre este problema comum é: nunca armazene arquivos muito importantes para você apenas no seu pendrive, pois além dos vírus, o aparelhinho é vulnerável a outros problemas, como  a simples perda.*

* Comentários acrescentados pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Um comentário:

  1. Os vírus são muitas vezes removido meus arquivos DLL. Recentemente, eu não poderia encontrar esse http://pt.fix4dll.com/xinput1_3_dll arquivo. Precisamos de um bom antivírus.

    ResponderExcluir