quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como funciona o buscador da Google? Como melhorar a posição do seu site?



O buscador da Google possui 84% de market share no Brasil, ou seja, a cada 100 pessoas que buscam algo na web 84 usam o Google como ferramenta para essa finalidade. Pensando nisso entendemos que o nosso cliente está utilizando o Google para achar aquilo que ele procura.

Seria bom entendermos como ele funciona não é mesmo? O Google possui uma tremenda credibilidade e as empresas que nele aparecem absorvem (de certa forma) parte dessa credibilidade atribuída a ele.

Vamos agora falar sobre alguns fatores relevantes para o Google e o que você, empreendedor, deverá fazer para que o seu site se adeque a essa ferramenta de pesquisas e, assim, ocupe as primeiras posições de forma orgânica (gratuita).

A atualização do site é umas das principais análises do Google. Quanto mais atualizações, mais indexado nas primeiras posições o seu site ficará.

Mas e se o site em questão for estático, ou seja, o conteúdo não é atualizável? Devido a esse problema lhe recomendo ter um blog, que será integrado ao site ou feito separadamente, e nele conter links para o site principal. A frequência ideal de atualizações não existe, porém experiências provam que menos de duas atualizações por semana são prejudiciais para o posicionamento do site.

Cada dia mais o Google analisa as redes sociais e verifica a quantidade de links para o seu site. Estes links podem estar em um Tweet, no Facebook ou em caixas de comentários de outros blogs. Quanto mais links naturais o seu site tiver mais relevante ele será.

Você até pode se inspirar em outros sites, mas copiar e colar em seu site você nunca deve fazer. O Google sabe quem foi o primeiro a criar determinado artigo, ou seja, ele conhece o autor, e qualquer cópia será identificada automaticamente por ele como plágio. As pessoas só irão compartilhar seus artigos se eles forem relevantes (úteis para elas), não existe segredos aqui, você deve ter artigos únicos, feitos com o seu estilo de escrita.

O Google valoriza imagens e vídeos, por isso, quando possível, utilize-os em conjunto aos textos do seu artigo (ou página do seu site).  Quanto mais informações úteis o seu site tiver, mais relevante será considerado. Evite termos técnicos e detalhes desnecessários.

As famosas keywords (palavras chave) devem ser inseridas naturalmente nos textos e nos títulos dos artigos/páginas. Vamos citar dois exemplos abaixo, um errado e um correto. Criaremos uma imaginária fábrica de balas de goma e iremos falar sobre ela com uma descrição inventada. O objetivo é melhorar o posicionamento da palavra balas de goma no Google.

Exemplo incorreto: A Gomex, balas de goma, produz e vende balas de goma. Temos balas de goma azuis, balas de goma vermelhas, balas de goma amarelas, balas de goma brancas, etc. Nossas balas de goma são deliciosas e feitas com o mais alto padrão de higiene. Pensou balas de goma? Pensou Gomex, balas de goma.

Perceba neste texto que a palavra "balas de goma" está sendo utilizada de forma não natural, ou seja, isso é um spam de palavras (o Google usa o termo Keyword Stuffing).

Exemplo correto: A Gomex trabalha com diversos produtos. Dentre eles eles podemos citar o nosso carro chefe, as balas de goma. Produzimos diferentes variedades de balas de goma, temos elas vermelhas, amarelas, azuis, brancas e de diversas outras cores. Nossos padrões de higiene são altíssimos trazendo assim segurança a você e a sua família. Vai dar uma festa, organizar um evento ou fazer um buffet? Utilize nossos produtos e não se esqueça das nossas deliciosas balas de goma feitas com muito carinho.

O Google disponibiliza uma ferramenta para análise interna do site: a Ferramenta para Webmasters. Você cadastra o seu site nela e a partir disso o Google lhe dará dicas e informará o que está e o que não está legal no seu site. Vale a pena utilizá-la para melhorar o posicionamento do seu blog/site no Google.

Fonte: desconstruir.com

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