O buscador da Google
possui 84% de market share no Brasil, ou seja, a cada 100 pessoas que buscam
algo na web 84 usam o Google como ferramenta para essa finalidade. Pensando
nisso entendemos que o nosso cliente está utilizando o Google para achar aquilo
que ele procura.
Seria bom
entendermos como ele funciona não é mesmo? O
Google possui uma tremenda credibilidade e as empresas que nele aparecem
absorvem (de certa forma) parte dessa credibilidade atribuída a ele.
Vamos agora
falar sobre alguns fatores relevantes para o Google e o que você, empreendedor, deverá fazer para que o seu site se adeque a essa ferramenta de pesquisas e, assim, ocupe as primeiras posições de forma orgânica (gratuita).
A
atualização do site é umas das principais análises do Google. Quanto mais
atualizações, mais indexado nas primeiras posições o seu site ficará.
Mas e se o site em questão for estático, ou seja, o conteúdo não é atualizável? Devido a esse
problema lhe recomendo ter um blog, que será integrado ao site ou feito
separadamente, e nele conter links para o site principal. A frequência ideal de
atualizações não existe, porém experiências provam que menos de duas
atualizações por semana são prejudiciais para o posicionamento do site.
Cada dia
mais o Google analisa as redes sociais e verifica a quantidade de links para o
seu site. Estes links podem estar em um Tweet, no Facebook ou em caixas de
comentários de outros blogs. Quanto mais links naturais o seu site tiver mais
relevante ele será.
Você até
pode se inspirar em outros sites, mas copiar e colar em seu site você nunca
deve fazer. O Google sabe quem foi o primeiro a criar determinado artigo, ou
seja, ele conhece o autor, e qualquer cópia será identificada automaticamente
por ele como plágio. As pessoas só irão compartilhar seus artigos se eles forem
relevantes (úteis para elas), não existe segredos aqui, você deve ter artigos
únicos, feitos com o seu estilo de escrita.
O Google
valoriza imagens e vídeos, por isso, quando possível, utilize-os em conjunto
aos textos do seu artigo (ou página do seu site). Quanto mais informações úteis o seu site tiver,
mais relevante será considerado. Evite termos técnicos e detalhes desnecessários.
As famosas keywords (palavras chave) devem ser inseridas naturalmente nos textos e nos
títulos dos artigos/páginas. Vamos citar dois exemplos abaixo, um errado e um
correto. Criaremos uma imaginária fábrica de balas de goma e iremos falar sobre
ela com uma descrição inventada. O objetivo é melhorar o posicionamento da palavra
balas de goma no Google.
Exemplo incorreto: A Gomex, balas de goma, produz e vende balas de goma. Temos balas de
goma azuis, balas de goma vermelhas, balas de goma amarelas, balas de goma
brancas, etc. Nossas balas de goma são deliciosas e feitas com o mais alto
padrão de higiene. Pensou balas de goma? Pensou Gomex, balas de goma.
Perceba
neste texto que a palavra "balas de goma" está sendo utilizada de forma não
natural, ou seja, isso é um spam de palavras (o Google usa o termo Keyword
Stuffing).
Exemplo correto: A Gomex trabalha com diversos produtos. Dentre eles eles podemos citar
o nosso carro chefe, as balas de goma. Produzimos diferentes variedades de
balas de goma, temos elas vermelhas, amarelas, azuis, brancas e de diversas
outras cores. Nossos padrões de higiene são altíssimos trazendo assim segurança
a você e a sua família. Vai dar uma festa, organizar um evento ou fazer um
buffet? Utilize nossos produtos e não se esqueça das nossas deliciosas balas de
goma feitas com muito carinho.
O Google
disponibiliza uma ferramenta para análise interna do site: a Ferramenta
para Webmasters. Você cadastra o seu site nela e a partir disso o Google lhe
dará dicas e informará o que está e o que não está legal no seu site.
Vale a pena utilizá-la para melhorar o posicionamento do seu blog/site no
Google.
Fonte: desconstruir.com
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