quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para um bom atendimento nas pequenas empresas: boa vontade.


Enquanto grandes companhias gastam alguns milhões de dólares em treinamentos para a melhoria da qualidade e da padronização do atendimento e dos processos, pequenas empresas podem começar pensando em um item mais simples: boa vontade.

Normalmente as pequenas empresas não dispõem de verba para treinamentos e acabam formando seus profissionais na lida diária e é neste ponto onde mora o perigo.

Quando contratamos um profissional, nos baseamos no perfil que ele possui - ou diz possuir -, no currículo e nas referências, mas quando ele começa a viver o dia-a-dia da empresa, pode absorver os maus hábitos dos colegas ou assumir atitudes da própria empresa.

É importante que este profissional receba atenção na sua chegada, para que sua adaptação se dê da melhor forma possível. E nas reuniões as posturas da equipe devem ser avaliadas e se necessário, modificadas.

Desta maneira, podemos dizer que a boa vontade na hora de atender o cliente e, além disso, avaliar com frequência a nossa forma de atendê-lo pode nos ajudar a crescer em qualidade de atendimento, pode nos fazer modificar processos, ou seja, aprender com erros e, mais importante, com os acertos.

Comece hoje a pensar em reunir sua equipe e avaliar os procedimentos de atendimento e tratamento do cliente. Tente saber se há reclamações sobre as regras estabelecidas, se estas reclamações fazem sentido e desenvolva maneiras de contorná-las de maneira a satisfazer ao cliente.

Lembre-se que a melhor propaganda e o melhor vendedor são um cliente satisfeito.

Fonte: administradores.com.br

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