segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Michelangelo: o primeiro vírus de computador a sair em uma reportagem na TV brasileira.



Há pouco mais de 23 anos, ia ao ar na TV Cultura a primeira reportagem feita em território nacional que tinha como tema os vírus de computador. Algo hoje conhecido por todos que navegam pela internet, essas pragas tecnológicas, na época, estavam restritas a poucas empresas, centros de pesquisa e instituições bancárias capazes de pagar o alto preço cobrado por uma máquina.

No caso, a reportagem falava sobre o vírus Michelangelo, que entrava em ação no dia 6 de março, aniversário do artista consagrado. Caso ele estivesse presente em um computador, o software era capaz de apagar todos os dados gravados em um disquete, mídia de armazenamento desconhecida por muitos de nossos leitores.

O mais interessante do vídeo é perceber o quanto nossa familiaridade com o assunto cresceu com o passar dos anos e as mudanças de terminologia que ocorreram nesse período. Antivírus, por exemplo, eram chamados “imunizadores”, enquanto o processo de remoção de vírus era conhecido como “aplicar a vacina” — nada muito estranho para um período de tempo no qual HDs eram conhecidos pelo nome “Winchester”.

Depois de vermos (e nos divertirmos um pouco com) a reportagem sobre o Michelangelo, vamos imaginar a situação de um computador infectado pelo vírus e formular uma frase... "O seu computador foi infectado pelo vírus Michelangelo, por isso você perdeu os dados de seu disquete. Você deve instalar um imunizador nesse computador e, com o imunizador, aplicar a vacina para remover o vírus e não ter mais problemas com seus disquetes."

Já pensou em ouvir uma pessoa falando assim hoje em dia? Qual seria a sua reação? É bem provável que você, mesmo que conheça essas expressões, pergunte, rindo, à pessoa: "Em que tempo você está?".*

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário