segunda-feira, 19 de agosto de 2013

IBM 5100: 25Kg de muita portabilidade.



O YouTube guarda algumas relíquias sobre tecnologia veiculadas há décadas na televisão. Recentemente, você viu aqui no Blog da DLL Informática a primeira reportagem sobre vírus exibida no Brasil. Acima, está o que pode ser o comercial de lançamento que tenta vender um dos primeiros computadores portáteis do mundo.

Com dois minutos de duração, o comercial do IBM 5100 traz vários depoimentos de consumidores satisfeitos e venda a ideia de que a máquina ajuda as pessoas a fazerem trabalhos de forma mais rápida e eficiente, como documentar pagamentos e fazer cálculos.

O IBM 5100 foi lançado em setembro de 1975, seis anos antes do IBM PC, que popularizou de vez os computadores. O aparelho era direcionado para uso profissional, possuía um monitor minúsculo acoplado (mas podia ser conectado a uma tela externa) e era considerado portátil para a época, apesar de pesar cerca de 25 kg.

Depois do curioso vídeo, o tamanho do monitor, que se assemelha hoje à tela de um smartphone, chama muito a nossa atenção, mas nada se compara a "portabilidade" do aparelho de 25 Kg. Considerando que "portátil" é qualquer coisa que possa ser transportada por uma pessoa e que há uma questão de perspectiva dentro dessa definição... é, o computador IBM 5100 é mesmo um portátil de peso.*

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário