sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conduza o seu pensamento à inovação.



Uma tarde, em Oregon, o artista Eric Singer contemplado um pedaço de madeira Madrone laranja no quintal de seu vizinho teve um momento "Aha!".

Por que não combinar madeira e óculos de sol? Ele esculpiu a mão sua primeira armação, adicionou um par de dobradiças enferrujadas e algumas lentes baratas, e usou seus estranhos óculos novos em toda parte. Ele recebeu tantos pedidos, que começou a esculpir armações do acabamento de madeira da parte de trás de seu carro. Hoje os óculos Shwood são tão populares que a empresa acaba de ganhar o concurso Dell's America's Favorite Small Business contest. Singer continua a inovar, agora usando não apenas madeiras exóticas para fazer suas armações, mas também madeira laminada de skates quebrados.

Este tipo de engenhosidade impulsiona pequenas empresas em toda parte, e às vezes leva a grandes sucessos. Ted Turner e Richard Branson se encaixam no estereótipo do individualista que tem uma ideia maluca, persegue-a e faz milhões. Mas você não precisa de uma personalidade exagerada para ser um empreendedor de sucesso. Você deve criar oportunidades, reconhecendo as necessidades de outras pessoas que até agora ninguém tem identificado e em seguida, encontrar uma maneira de cumprir e comercializar suas soluções.

Felizmente, o cérebro é construído para ser criativo.

Pensamentos verdadeiramente inovadores acontecem de forma diferente para pessoas diferentes. Para você, pode acontecer em um momento "Eureka!" (como a teoria da relatividade de Einstein), ou pode demorar anos de tentativa e erro e meticulosa investigação (como a descoberta genética de Gregor Mendel).

Se você é o tipo que utiliza mais o lado direito do cérebro, que gosta de saltos mentais, você pode ter tido uma grande ideia enquanto você estava fazendo panquecas ou lavando o rosto.

Se você é um pensador do lado esquerdo do cérebro que prefere pesquisa, você pode ter chegado a suas conclusões mais criativas depois de estudar seus arquivos.

A pesquisa revela que, para qualquer tipo, o cérebro faz um monte de pensamentos preparatórios. Em um estudo, foram dadas palavras cruzadas a voluntários e seus cérebros foram escaneados. Os pensadores do lado esquerdo do cérebro usaram o raciocínio metódico para alcançar suas conclusões. Muitas vezes os  pensadores do lado direito do cérebro tinham um momento "aha!"  em que perceberam uma resposta, mas eles não podiam explicar como eles conseguiram isso. Acontece que durante o período "em branco", enquanto o lado direito do cérebro vagueia, ele está executando a resolução de problemas complexos apenas sob a superfície da nossa consciência. O estudo foi capaz de prever que um voluntário iria resolver um problema com um "Aha!" através da detecção de atividade neural no córtex frontal direito até oito segundos antes de a resposta realmente acontecer.

Ao conhecer o seu pensamento e estilo de comportamento, você pode ser criativo, fazendo a si mesmo perguntas que são apropriadas para o seu tipo de cérebro. Use perguntas de outros tipos de pensamento para estimular a inovação que não vem tão naturalmente de você.

Se você é um empreendedor analítico, você pode se perguntar: 'Como eu poderia criar um sistema para isso?' Mark Zuckerberg foi um dos primeiros a reconhecer o desejo de estudantes universitários de entrarem em contato uns com os outros. Embora o seu negócio seja "social", ele analisa constantemente e inova maneiras de crescer e rentabilizar o Facebook. Com 845 milhões de usuários no mundo inteiro acho que podemos ver como ele se saiu.

Empresários estruturais devem se perguntar: 'Como eu poderia organizar isso? " Henry Ford queria produzir um carro acessível e, provavelmente, usou o pensamento "estrutural" quando construiu as primeiras fábricas baseadas em linhas de montagem. Em 1908 ele produziu o Modelo T e revolucionou a produção em massa. Mais de 100 anos depois, a Ford Motor Company é a 10° na lista Fortune 500.

Os empreendedores sociais devem levantar a questão: "Como posso afetar as pessoas?" O presidente da Panera Bread, Ronald Shaich, começou uma revolução silenciosa na indústria de alimentos quando ele abriu a primeira cadeia de restaurantes sem fins lucrativos. Um letreiro diz: "Pegue o que você precisa. Dê algo justo em troca." As pessoas podem comer de graça, eles podem pagar o preço regular, ou podem pagar extra. O restaurante fez o suficiente para ficar aberto, e Panera abriu outros como este. A empresa prosperou ao longo dos últimos três anos; o preço de suas ações mais do que quadruplicou desde 2008.

Os empresários conceituais podem inclinar-se para: 'Como posso fazer isso melhor? " em 2002, no Vale do Silício, Steve Jobs criou um computador iMac, que ele dizia "deve se parecer com um girassol." Por muitos anos o lema da empresa foi "Pense Diferente". Jobs fundiu seu amor por caligrafia e música com sua genialidade em computadores para criar os produtos que os consumidores nunca pensaram que precisavam, como iPhones, iPods e iPads. A Apple é agora a maior fabricante mundial de computadores.

Que tipo de empreendedor é você? Se você é um pensador lógico ou metódico,  utilize seu tempo para processar os dados e chegar a novas conclusões. Se você é intuitivo e perspicaz, utilize seu tempo para sonhar e fazer atividades que não se parecem com "trabalho".

Finalmente, dê uma olhada nas suas tendências comportamentais, use a sua expressividade inata, assertividade e flexibilidade para transmitir as suas ideias, construa sobra elas, e acompanhe o seu desenvolvimento. Depois disso... é hora de criar algo novo!

Fonte: inc.com

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