Uma tarde,
em Oregon, o artista Eric Singer contemplado um pedaço de madeira Madrone
laranja no quintal de seu vizinho teve um momento "Aha!".
Por que não
combinar madeira e óculos de sol? Ele esculpiu a mão sua primeira armação,
adicionou um par de dobradiças enferrujadas e algumas lentes baratas, e usou
seus estranhos óculos novos em toda parte. Ele recebeu tantos pedidos, que
começou a esculpir armações do acabamento de madeira da parte de trás de seu
carro. Hoje os óculos Shwood são tão populares que a empresa acaba de ganhar o
concurso Dell's America's Favorite Small Business contest. Singer continua a
inovar, agora usando não apenas madeiras exóticas para fazer suas armações, mas
também madeira laminada de skates quebrados.
Este tipo de engenhosidade impulsiona pequenas empresas em toda parte, e às vezes leva a
grandes sucessos. Ted Turner e Richard Branson se encaixam no estereótipo do
individualista que tem uma ideia maluca, persegue-a e faz milhões. Mas você não
precisa de uma personalidade exagerada para ser um empreendedor de sucesso.
Você deve criar oportunidades, reconhecendo as necessidades de outras pessoas
que até agora ninguém tem identificado e em seguida, encontrar uma maneira de
cumprir e comercializar suas soluções.
Felizmente,
o cérebro é construído para ser criativo.
Pensamentos
verdadeiramente inovadores acontecem de forma diferente para pessoas
diferentes. Para você, pode acontecer em um momento "Eureka!" (como a
teoria da relatividade de Einstein), ou pode demorar anos de tentativa e erro e
meticulosa investigação (como a descoberta genética de Gregor Mendel).
Se você é o
tipo que utiliza mais o lado direito do cérebro, que gosta de saltos mentais,
você pode ter tido uma grande ideia enquanto você estava fazendo panquecas ou
lavando o rosto.
Se você é um
pensador do lado esquerdo do cérebro que prefere pesquisa, você pode ter
chegado a suas conclusões mais criativas depois de estudar seus arquivos.
A pesquisa
revela que, para qualquer tipo, o cérebro faz um monte de pensamentos
preparatórios. Em um estudo, foram dadas palavras cruzadas a voluntários e seus
cérebros foram escaneados. Os pensadores do lado esquerdo do cérebro usaram o
raciocínio metódico para alcançar suas conclusões. Muitas vezes os pensadores do lado direito do cérebro tinham
um momento "aha!" em que
perceberam uma resposta, mas eles não podiam explicar como eles conseguiram
isso. Acontece que durante o período "em branco", enquanto o lado
direito do cérebro vagueia, ele está executando a resolução de problemas
complexos apenas sob a superfície da nossa consciência. O estudo foi capaz de
prever que um voluntário iria resolver um problema com um "Aha!"
através da detecção de atividade neural no córtex frontal direito até oito
segundos antes de a resposta realmente acontecer.
Ao conhecer
o seu pensamento e estilo de comportamento, você pode ser criativo, fazendo a si
mesmo perguntas que são apropriadas para o seu tipo de cérebro. Use perguntas
de outros tipos de pensamento para estimular a inovação que não vem tão
naturalmente de você.
Se você é
um empreendedor analítico, você pode se perguntar: 'Como eu poderia criar um
sistema para isso?' Mark Zuckerberg foi um dos primeiros a reconhecer o desejo
de estudantes universitários de entrarem em contato uns com os outros. Embora o
seu negócio seja "social", ele analisa constantemente e inova
maneiras de crescer e rentabilizar o Facebook. Com 845 milhões de usuários no
mundo inteiro acho que podemos ver como ele se saiu.
Empresários estruturais devem se perguntar: 'Como eu poderia organizar isso?
" Henry Ford queria produzir um carro acessível e, provavelmente, usou o
pensamento "estrutural" quando construiu as primeiras fábricas
baseadas em linhas de montagem. Em 1908 ele produziu o Modelo T e revolucionou
a produção em massa. Mais de 100 anos depois, a Ford Motor Company é a 10° na
lista Fortune 500.
Os empreendedores
sociais devem levantar a questão: "Como posso afetar as pessoas?" O
presidente da Panera Bread, Ronald Shaich, começou uma revolução silenciosa na
indústria de alimentos quando ele abriu a primeira cadeia de restaurantes sem
fins lucrativos. Um letreiro diz: "Pegue o que você precisa. Dê algo justo
em troca." As pessoas podem comer de graça, eles podem pagar o preço
regular, ou podem pagar extra. O restaurante fez o suficiente para ficar
aberto, e Panera abriu outros como este. A empresa prosperou ao longo dos
últimos três anos; o preço de suas ações mais do que quadruplicou desde 2008.
Os empresários conceituais podem inclinar-se para: 'Como posso fazer isso melhor?
" em 2002, no Vale do Silício, Steve Jobs criou um computador iMac, que
ele dizia "deve se parecer com um girassol." Por muitos anos o lema
da empresa foi "Pense Diferente". Jobs fundiu seu amor por caligrafia
e música com sua genialidade em computadores para criar os produtos que os
consumidores nunca pensaram que precisavam, como iPhones, iPods e iPads. A
Apple é agora a maior fabricante mundial de computadores.
Que tipo de
empreendedor é você? Se você é um pensador lógico ou metódico, utilize seu tempo para processar os dados e
chegar a novas conclusões. Se você é intuitivo e perspicaz, utilize seu tempo
para sonhar e fazer atividades que não se parecem com "trabalho".
Finalmente, dê uma olhada nas suas tendências comportamentais, use a sua
expressividade inata, assertividade e flexibilidade para transmitir as suas
ideias, construa sobra elas, e acompanhe o seu desenvolvimento. Depois disso... é hora de criar algo novo!
Fonte: inc.com
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