sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como organizar o seu "caixa" no dia a dia?



Nada melhor do que ter um “caixa” organizado e melhor ainda se estiver positivo. O que acontece na prática é que temos recebimentos (receitas) e pagamentos (despesas) e quando colocamos o dinheiro no bolso, no início do mês, efetuamos mentalmente os pagamentos e calculamos a “sobra”. Animamo-nos e começamos a gastar. O resultado no final do mês é vermelho. Estranhamente, pois conforme o cálculo inicial ia sobrar uma grana no fim do mês...

A questão é: como equilibrar o “caixa”?

Para ter sua vida financeira controlada é fundamental anotar tudo, todo e qualquer pagamento que efetuar, desde o mais insignificante ao de maior valor. Pode ser registrado em um caderno simples ou na própria agenda. Não deixe para anotar amanhã o que você pode anotar hoje. De preferência vá anotando no dia a dia, em ordem cronológica. Torne o fato de anotar um hábito, no final do mês descobrirá exatamente para onde está indo seu suado dinheiro. A natureza de cada despesa é muito individual, alguns gastam com roupas, outros com festas, viagens, etc.

É preciso saber quanto se ganha e quanto se tem a pagar. Realizado esse levantamento do que se tem a pagar e a receber, chega-se ao saldo do “caixa” e assim pode-se ver se está positivo ou negativo.

As providências para equilibrar as contas são simples mas necessárias, caso contrário uma situação negativa pode se estender para o resto do ano. Veja abaixo algumas dicas:

- Entre em regime de dinheiro e pare de gastar com supérfluos;
- Se necessário, parcele parte da dívida com os credores, negocie os juros e parcele em poucas vezes, assim, em seguida já estará livre;
- Reduza o limite do cheque especial e do cartão de crédito para patamares de até 50% de sua renda mensal;
- Ao receber o salário retire no mínimo 10% para investimentos;
- Racionalize seu consumismo. Reflita se realmente precisa e quer tudo que compra;
- Quando for ao mercado leve uma lista com a relação dos alimentos necessários. Nunca vá ao mercado com fome, para evitar comprar o que não é necessário;
- Programe as compras durante o mês;
- Procure pagar o cartão de crédito integralmente;
- Atenção quanto aos juros, analise muito bem para que não se tornem os vilões no orçamento;
- Por fim, se a situação estiver crítica, venda algum bem que você não esteja precisando no momento ou que você possa tocar sua vida normalmente sem aquilo, para quitar as dividas. Pense que depois poderá comprar outro, até mais novo.

O controle sobre as contas é algo que vale a pena buscar, com o tempo se torna mais fácil quando se adere a algumas práticas que dão resultados. Ter uma vida financeira mais confortável, sem ficar no vermelho, não é tão difícil quanto parece.

Lembre-se que o essencial é ser feliz, melhor ainda com uma grana sobrando no seu “caixa”.

Fonte: webartigos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário