quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como manter os cabos dos eletrônicos organizados?



Hoje em dia, é comum termos um grande número de aparelhos eletrônicos em casa. Televisor, DVD, aparelho de som, receptor de TV a cabo, video games, computador, impressora, mouse, teclado, cabo de rede... A lista parece não ter fim.

Junto com cada um desses equipamentos, vem uma infinidade de fios e cabos de diversos tamanhos que acabam criando muita confusão embaixo das mesas. Eles ficam acumulados nos cantos juntando poeira e enroscando em tudo, além de deixar o ambiente com um visual desorganizado.

Antes de iniciar o processo de organização dos cabos, é importante definir as prioridades. Para que o serviço seja feito de modo eficiente, é preciso seguir alguns passos importantes.

- Determine a posição fixa dos equipamentos na sua mesa;
- Verifique se todos os cabos conectados são necessários;
- Procure etiquetar todos os cabos para saber qual é qual.

Diminua o tamanho dos cabos sempre que for possível: cabos de rede, de energia e até mesmo de som podem ser cortados ou substituídos para facilitar a organização. Fios menores são mais fáceis de organizar, além de facilitar o trabalho.

Organizador de fios flexível: esse organizador pode ser encontrado em praticamente todas as lojas de material de construção e até mesmo em lojas de utilitários diversos. O seu uso é muito simples: basta juntar todos os fios e enrolar a serpentina em torno deles. O visual fica excelente, sem contar a facilidade para montar e desmontar o conjunto na hora de substituir algum componente.

Abraçadeiras de nylon: esse método é um dos mais simples de todos. Tudo o que você precisa fazer é unir todos os cabos que deseja organizar e fixá-los com várias abraçadeiras de nylon. O único problema deste método é que, na hora de substituir algum componente, você precisará cortar as abraçadeiras e refazer toda a organização.

Canaleta com canos de PVC: se você precisa organizar apenas os fios e cabos do seu computador, investir em uma canaleta específica talvez seja exagerado para resolver o seu problema. Entretanto, você pode utilizar um pedaço de cano de PVC para esse propósito.

O que você precisa fazer é medir o tamanho do tubo, certificando-se de ter espaço suficiente para que todos os fios caibam dentro dele. Depois, basta abrir a lateral do cano, de modo que você possa remover os fios quando for necessário.

Feito isso, você pode fixar essa nova canaleta na lateral da mesa ou até mesmo na parede, deixando os cabos bem escondidos.

Encurtador de cabos em forma de "osso": os cabos que não podem ser cortados podem ter o seu tamanho diminuído com esse simples acessório. Trata-se de um suporte em forma de “osso”. Nele, você pode enrolar o fio no meio e travá-lo nas extremidades, transformando qualquer cabo de tamanho exagerado.

O ideal é que você utilize um material firme e flexível, como borracha ou EVA, mas um pedaço de papelão ou plástico também poderá dar conta do recado.

Rolo de papel toalha: nem sempre os cabos que precisam de organização estão sendo utilizados no momento, e é muito provável que você tenha uma gaveta — ou caixa — com um emaranhado sem fim de fios, cabos USB, carregadores de celular e cabos de vídeo.

Encontrar alguma coisa ali dentro pode ser uma tarefa tão trabalhosa que muita gente prefere simplesmente comprar um cabo novo.

Para organizar esses fios você pode utilizar a parte interna de um rolo de papel toalha, ou até mesmo de papel higiênico. Basta posicionar os rolos lado a lado, criando uma espécie de “colmeia de abelhas”. Depois, é só colocar os fios ali dentro para ter acesso a eles facilmente.

Organizadores de fios com grampos de papel: caso você tenha um notebook na sua mesa de trabalho, possivelmente também tem conectados a ele um mouse e talvez até mesmo um teclado. Além disso, o cabo de energia dele e outros cabos USB também podem estar presos ao equipamento.

Se você remover o computador da mesa, precisará reconectar todos os fios mais tarde, e muito provavelmente todos estarão caídos embaixo da mesa. Que tal acabar com esse problema, criando suportes para os fios?

Pegue alguns grampos de papel e remova um dos ganchos. Agora é possível passar os fios por dentro para, então, remontar o gancho de papel. Com isso, basta prender o grampo na lateral da mesa. Faça isso com todos os fios e nunca mais você precisará se enfiar embaixo da mesa para recolher os cabos que caíram.

Caixa de sapato como estação de carregamento: o grande número de dispositivos móveis que utilizamos todos os dias rende um grande número de carregadores. Organizar tudo isso pode não ser uma tarefa muito prática, e um jeito simples de resolver esse problema é criar uma estação de carregamento.

Sua confecção é simples. Imagine que você tenha dois carregadores. Pegue uma caixa de sapatos e faça dois furos pequenos na parte da frente, grandes o suficiente apenas para garantir que a ponta dos carregadores passe por ali. Dentro da caixa você coloca um filtro de linha pequeno, com os dois carregadores conectados.

Agora tudo o que você precisa fazer quando quiser carregar a energia do seu gadget é puxar o fio para fora. Ao terminar, basta empurrá-lo para dentro novamente e deixar tudo escondido quando não estiver sendo utilizado.

Painel furado: os painéis perfurados são geralmente utilizados para o armazenamento de ferramentas, pois o seu design permite que objetos de tamanhos variados possam ser adaptados. Caso você não tenha nenhum disponível, pode criar um modelo que atenda às suas necessidades.

Tudo o que você precisa fazer é pegar um papelão bem grosso, um pedaço de madeira ou até mesmo a tampa lateral de um gabinete. Basta fazer alguns furos e prender os equipamentos como modem, roteador, filtro de linha e cabos utilizando algumas abraçadeiras de nylon. Depois, é só posicionar o painel na parte de trás da mesa para manter tudo organizado e com fácil acesso.

Organizar os cabos de modo decorativo: como nem sempre é possível esconder os cabos, por que não assumir a sua existência de uma vez e transformá-los em objetos de decoração? Essa medida é simples e criativa e pode resolver muitos problemas de uma só vez.

Imagine que o televisor está na parede e o video game abaixo dele, sobre um rack. Para evitar que os fios fiquem pendurados, basta utilizá-los para criar desenhos na parede.

Todos sabemos que os fios e cabos são realmente uma complicação em nossas vidas. Talvez por isso os equipamentos wireless tomam cada vez mais o mercado. Mas, não entrando muito nesse assunto de tendência de mercado, quando compramos os nossos aparelhos, no momento da instalação muitas vezes enfrentamos o mesmo problema: "o que fazer para esconder esses fios?". Ou simplesmente acontece que vamos, aos poucos, instalando os equipamentos e quando precisamos mexer nos fios por algum motivo (geralmente porque algum deles não está funcionando direito), nos deparamos com um emaranhado que dá preguiça só de olhar (e prever o trabalho que teremos pela frente). Então, adotar algumas das dicas da matéria pode ser mesmo uma boa não é verdade?*

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário