quinta-feira, 25 de julho de 2013

Veja bem esta obra de arte. Agora, como você imagina que ela foi criada?



Se você acha que esta é alguma obra de arte de Claude Monet desconhecida ou recentemente encontrada e que agora está sendo vista e conhecida pelo mundo, você tem motivo para estar enganado. A pintura acima, que lembra as características das obras do pintor impressionista, foi, na verdade, criada no Paint por um artista de 97 anos de idade: o norte-americano Hal Lasko.*

Sabe todos aqueles cursos de Photoshop que você fez para desvendar os segredos do programa e ser uma espécie de mestre na arte da edição de imagens? Pois isso não significa nada perto da habilidade desse simpático senhor. Afinal, enquanto você está aí recortando e colando camadas, ele está fazendo obras de arte no Paint.

O aplicativo de desenho que acompanha o Windows há anos e ao qual ninguém dá valor é a única ferramenta de trabalho de Hal Lasko. Mesmo com problemas de visão em decorrência da idade, o aposentado, que já foi designer gráfico e projetista do exército durante a II Guerra Mundial, não abandonou sua veia artística e apelou para a tecnologia. E, mais do que dar continuidade ao seu trabalho, ele conseguiu criar algo único.

A partir das ferramentas extremamente simples que o Paint oferece, Lasko consegue criar verdadeiras obras de arte, como a que ilustra esta notícia. E tudo é tão bem feito e caprichado que é realmente difícil acreditar que essas pinturas se originaram de recursos como pincel, spray e o famigerado balde de tinta.

No entanto, o artista revela seu segredo: por conta de sua visão já bastante debilitada, ele amplia a imagem para poder trabalhar nos detalhes e, com isso, consegue obter resultados impressionantes. Além disso, Lasko explica que também é preciso um pouco de paciência — algo que ele alega ter de sobra. Segundo ele, se uma obra exige dois anos para ser concluída, ele vai se dedicar a ela sem qualquer tipo de pressa.

E era óbvio que tanta habilidade não poderia permanecer oculta do público por muito tempo. Para mostrar ao mundo o dom do quase centenário artista, dois jovens — incluindo o neto de Hal, Ryan Lasko — fizeram um pequeno documentário apresentando os métodos de trabalho e um pouco do processo criativo por trás de cada uma das pinturas.

De quebra, eles também desenvolveram um site para que Hal Lasko pudesse exibir e comercializar suas obras. E o hobby já começou a gerar um retorno bem interessante, já que o “pintor de pixels” — como a página se refere ao autor — vende seus quadros por uma média de US$ 98, ou seja, cerca de R$ 220 na cotação atual. Além disso, segundo a página, 10% desse valor é doado a programas que auxiliam os veteranos de guerra. Uma causa nobre.

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário