Uma das
mudanças feitas na agência de intercâmbios Invista em Você, participante do
Extreme Makeover 2011, foi a troca do sistema de telefones. A telefonia fixa,
com a multifuncionalidade da internet e dos celulares, parece uma
coisa básica e sem grandes segredos. Mas modernizá-la pode trazer uma série de
melhorias para a sua empresa. “Trocamos a rede de PABX analógica da Invista em
Você por uma rede híbrida, que permite ligações com base digital e IP (via
internet)”, explica Dimarco de Almeida, gerente de negócio da Leucotron. “Com
isso, eles ganharam uma série de vantagens que vão desde mais agilidade até a
redução dos custos operacionais.”
Migrar do
sistema tradicional para o digital, ou para o com base IP, que funciona via
rede de internet, exige alguns investimentos – que podem ser um plano de banda
larga com maior capacidade, a troca dos celulares antigos por smartphones com
acesso à rede e também planos de telefonia móvel mais completos. “A necessidade
varia de acordo com a empresa: para aquelas que fazem muitas ligações para
clientes, usam bastante DDD ou celular, as vantagens são inúmeras”, diz
Almeida.
Ele lista
alguns benefícios que uma linha de PABX digital, no lugar da tradicional, pode
trazer à empresa.
Atendimento
digital: sabe aquela “musiquinha de caminhão de gás” – como define Almeida –
que você é colocado para ouvir quando deve aguardar uma ligação na linha? Entre
as ferramentas da telefonia digital está justamente a possibilidade de fugir
dela. Com o atendimento digital, o dono da empresa consegue personalizar o
atendimento, com músicas ou gravações de sua preferência, que podem apenas ser
um jingle ligado à companhia ou mesmo um texto que fale sobre ela. “Dá um ar
muito mais profissional”, lembra o consultor.
São estas
ferramentas que permitem também, com maior facilidade, programar um atendimento
eletrônico no lugar do presencial (Ura) – aquele em que uma gravação dá as
opções de atendimento, de acordo com números do teclado, e já redireciona o
cliente para o departamento correto.
Conexão com
o computador: há softwares disponíveis que conectam a linha telefônica da
empresa aos computadores. Com isso, números de clientes que já sejam
previamente cadastrados são automaticamente localizados na base de dados do
computador no momento em que a ligação é recebida, além de ser possível contar
com todo o histórico de atendimento. “Com o perfil do cliente em mãos é
possível fazer um atendimento muito mais eficiente”, pontua Almeida.
PABX à
distância: como a rede de PABX da empresa passa a ser feita sobre protocolo de
internet, é mais ou menos como enviar um email: não faz diferença para onde você
esteja mandando. Dessa forma, é possível ligar para diferentes unidades, mesmo
que de outras cidades e estados, de forma totalmente gratuita. Esta solução, no
entanto, exige que o escritório tenha uma boa conexão de internet, já que as
ligação podem sobrecarrega-la.
Ramal remoto: o fato de ter a linha conectada à internet permite uma outra aplicação:
vincular o ramal do seu escritório ao seu celular. Com isso, as ligações são
transferidas automaticamente, e sem custo nenhum, para o seu telefone móvel –
em qualquer cidade, estado ou mesmo país em que você esteja. A única exigência
é que o celular também seja adequado à tecnologia: para isso, precisa ser um
samrtphone, de algumas marcas específicas, também conectado à internet.
Fonte:
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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