segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como melhorar a rede telefônica da sua empresa e economizar.


Uma das mudanças feitas na agência de intercâmbios Invista em Você, participante do Extreme Makeover 2011, foi a troca do sistema de telefones. A telefonia fixa, com a multifuncionalidade da internet e dos celulares, parece uma coisa básica e sem grandes segredos. Mas modernizá-la pode trazer uma série de melhorias para a sua empresa. “Trocamos a rede de PABX analógica da Invista em Você por uma rede híbrida, que permite ligações com base digital e IP (via internet)”, explica Dimarco de Almeida, gerente de negócio da Leucotron. “Com isso, eles ganharam uma série de vantagens que vão desde mais agilidade até a redução dos custos operacionais.”

Migrar do sistema tradicional para o digital, ou para o com base IP, que funciona via rede de internet, exige alguns investimentos – que podem ser um plano de banda larga com maior capacidade, a troca dos celulares antigos por smartphones com acesso à rede e também planos de telefonia móvel mais completos. “A necessidade varia de acordo com a empresa: para aquelas que fazem muitas ligações para clientes, usam bastante DDD ou celular, as vantagens são inúmeras”, diz Almeida.

Ele lista alguns benefícios que uma linha de PABX digital, no lugar da tradicional, pode trazer à empresa.

Atendimento digital: sabe aquela “musiquinha de caminhão de gás” – como define Almeida – que você é colocado para ouvir quando deve aguardar uma ligação na linha? Entre as ferramentas da telefonia digital está justamente a possibilidade de fugir dela. Com o atendimento digital, o dono da empresa consegue personalizar o atendimento, com músicas ou gravações de sua preferência, que podem apenas ser um jingle ligado à companhia ou mesmo um texto que fale sobre ela. “Dá um ar muito mais profissional”, lembra o consultor.

São estas ferramentas que permitem também, com maior facilidade, programar um atendimento eletrônico no lugar do presencial (Ura) – aquele em que uma gravação dá as opções de atendimento, de acordo com números do teclado, e já redireciona o cliente para o departamento correto.

Conexão com o computador: há softwares disponíveis que conectam a linha telefônica da empresa aos computadores. Com isso, números de clientes que já sejam previamente cadastrados são automaticamente localizados na base de dados do computador no momento em que a ligação é recebida, além de ser possível contar com todo o histórico de atendimento. “Com o perfil do cliente em mãos é possível fazer um atendimento muito mais eficiente”, pontua Almeida.

PABX à distância: como a rede de PABX da empresa passa a ser feita sobre protocolo de internet, é mais ou menos como enviar um email: não faz diferença para onde você esteja mandando. Dessa forma, é possível ligar para diferentes unidades, mesmo que de outras cidades e estados, de forma totalmente gratuita. Esta solução, no entanto, exige que o escritório tenha uma boa conexão de internet, já que as ligação podem sobrecarrega-la.

Ramal remoto: o fato de ter a linha conectada à internet permite uma outra aplicação: vincular o ramal do seu escritório ao seu celular. Com isso, as ligações são transferidas automaticamente, e sem custo nenhum, para o seu telefone móvel – em qualquer cidade, estado ou mesmo país em que você esteja. A única exigência é que o celular também seja adequado à tecnologia: para isso, precisa ser um samrtphone, de algumas marcas específicas, também conectado à internet.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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