Por mais que
se tente poetizar o significado, a automação comercial pode ser entendida como
um esforço para transformar tarefas manuais repetitivas em processos
automáticos, realizados através de um software instalado em um computador.
O principal
benefício encontrado na automação de um estabelecimento é diminuir ou eliminar
erros que poderiam ser gerados pela falta de integração eletrônica dos departamentos
que compõe uma empresa. Porém, isto não significa que todos os erros deixarão
de existir, afinal ainda podem existir alguns erros passíveis de acontecer
devido à interação humana, como por exemplo, a digitação incorreta de um custo (que
influenciará no preço de venda de um produto) ou da quantidade de itens na
entrada de mercadorias. Entretanto, a automação permitirá gerar relatórios
automáticos que, baseados em regras e configurações pré-determinadas, poderão
avisar ao usuário o problema ocorrido, impedindo que a empresa corra o risco de
ter maiores prejuízos.
Outra grande
vantagem da automação comercial é sua capacidade de integrar e consolidar todos
os dados financeiros das filiais da empresa nos mais diferentes lugares,
estados e países com total eficiência, permitindo os gestores das organizações a
tomarem decisões estratégicas com maior velocidade. Aliás, as organizações que
se perpetuarão na era do conhecimento e da personalização são as que possuírem
maior velocidade na tomada de decisões e capacidade de se adaptar ao mercado.
Em nosso
país, nos últimos dez anos, o governo vem utilizando esta ferramenta para
eliminar a corrupção e aumentar a fiscalização - sendo a obrigação da
utilização da impressora de cupom fiscal em todos os estabelecimentos o
processo mais conhecido – e fazendo, inclusive, campanhas, como a Nota Fiscal
Paulista em São Paulo, que gera prêmios aos contribuintes e ajuda na
fiscalização dos estabelecimentos, uma vez que os mesmos são obrigados a emitir
nota fiscal em todas as vendas, eliminando em definitivo a sonegação de
impostos.
Apesar de
muitos empreendedores olharem torto toda essa evolução tecnológica, muitos já
perceberam as vantagens que isso trará no futuro. Uma delas será eliminar as
disparidades gritantes entre preços de produtos similares, acabando com a
concorrência desleal. Além do que, com a automação comercial e a internet, é
possível criar lojas virtuais fantásticas que poderão fazer com que uma
microempresa concorra de igual para igual com uma multinacional, sendo o seu
limite a sua capacidade criativa de atingir seu público alvo e sua estrutura
para atender aos milhares de pedidos que poderão ser solicitados através de um
bom trabalho de marketing digital.
Fonte: imasters.com.br
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