quarta-feira, 24 de julho de 2013

Automação Comercial: uma questão de adaptação ao mercado e um investimento fundamental no varejo.



Por mais que se tente poetizar o significado, a automação comercial pode ser entendida como um esforço para transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos, realizados através de um software instalado em um computador.

O principal benefício encontrado na automação de um estabelecimento é diminuir ou eliminar erros que poderiam ser gerados pela falta de integração eletrônica dos departamentos que compõe uma empresa. Porém, isto não significa que todos os erros deixarão de existir, afinal ainda podem existir alguns erros passíveis de acontecer devido à interação humana, como por exemplo, a digitação incorreta de um custo (que influenciará no preço de venda de um produto) ou da quantidade de itens na entrada de mercadorias. Entretanto, a automação permitirá gerar relatórios automáticos que, baseados em regras e configurações pré-determinadas, poderão avisar ao usuário o problema ocorrido, impedindo que a empresa corra o risco de ter maiores prejuízos.

Outra grande vantagem da automação comercial é sua capacidade de integrar e consolidar todos os dados financeiros das filiais da empresa nos mais diferentes lugares, estados e países com total eficiência, permitindo os gestores das organizações a tomarem decisões estratégicas com maior velocidade. Aliás, as organizações que se perpetuarão na era do conhecimento e da personalização são as que possuírem maior velocidade na tomada de decisões e capacidade de se adaptar ao mercado.

Em nosso país, nos últimos dez anos, o governo vem utilizando esta ferramenta para eliminar a corrupção e aumentar a fiscalização - sendo a obrigação da utilização da impressora de cupom fiscal em todos os estabelecimentos o processo mais conhecido – e fazendo, inclusive, campanhas, como a Nota Fiscal Paulista em São Paulo, que gera prêmios aos contribuintes e ajuda na fiscalização dos estabelecimentos, uma vez que os mesmos são obrigados a emitir nota fiscal em todas as vendas, eliminando em definitivo a sonegação de impostos.

Apesar de muitos empreendedores olharem torto toda essa evolução tecnológica, muitos já perceberam as vantagens que isso trará no futuro. Uma delas será eliminar as disparidades gritantes entre preços de produtos similares, acabando com a concorrência desleal. Além do que, com a automação comercial e a internet, é possível criar lojas virtuais fantásticas que poderão fazer com que uma microempresa concorra de igual para igual com uma multinacional, sendo o seu limite a sua capacidade criativa de atingir seu público alvo e sua estrutura para atender aos milhares de pedidos que poderão ser solicitados através de um bom trabalho de marketing digital.

Fonte: imasters.com.br

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