sexta-feira, 21 de junho de 2013

Impeachment de Dilma: apesar de não haver justificativa, já se começa a pensar nisso.



O site Avaaz.org, conhecido por reunir petições de pessoas de várias partes do mundo que visam alguma mudança em suas comunidades, abriga desde segunda-feira, dia 17, uma petição que pede o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A coleta online foi iniciada por Rogério Teixeira M. e reúne aproximadamente 300 mil assinaturas.

Sem argumentos jurídicos para fundamentar o pedido de impeachment, o criador da petição relata apenas que o partido da presidenta, o Partido dos Trabalhadores (PT), “trouxe mal-estar para a nação” e que Dilma Rousseff estaria “traindo o povo e dando continuidade ao idealismo esdrúxulo do PT”.


O uso de petições online tem sido comum na atualidade para reunir pessoas com desejos em comum em torno de uma medida. No próprio Avaaz.org, há uma petição que visa convencer os senadores a rejeitarem a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, também conhecida como PEC 37.  


A proposta visa restringir às polícias Federal e Civil a competência sobre investigações criminais. Críticos à proposta afirmam que, ao tirar do Ministério Público tal possibilidade, a PEC 37 estaria favorecendo a impunidade, pois as polícias estão subordinadas aos poderes executivos federal e Estadual e poderiam sofrer algum tipo de coerção durante as investigações.

A internet tem uma enorme capacidade de reunir pessoas em torno de seus desejos e interesses pessoais e isso pode ser notado desde o início dos Blogs e nas comunidades em redes sociais.

Dessa maneira, o relacionamento através dos meios virtuais facilita demais a mobilização de pessoas e questões importantes podem ter seus impactos rapidamente vistos na internet. Com isso, pequenos rumores e boatos (algumas vezes falsos) lançados na Rede, podem se tornar grandes assuntos e informações e, as vezes até, verdades.

Lembrando então da petição que propõe o impeachment da presidente Dilma Rousseff, por mais que esta, por enquanto, não apresente uma justificativa procedente, a mesma já é uma questão levantada e, além disso, conta com 300 mil apoiadores.*

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário