terça-feira, 18 de junho de 2013

Do virtual para o real: é o # nasruas



O quarto dia de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo levou a voz dos internautas da cidade, o que normalmente é tido como protestos sem efeitos, para as ruas.

O movimento dos ativistas contra a decisão da administração municipal e declarações do governador do estado de São Paulo parece estar sincronizado no “mundo real” e na internet. Como podemos conferir, o #aruaénossa tem milhares de resultados no Twitter e está nas faixas dos manifestantes paulistanos.

Além de todas as funções e soluções de comunicação e relacionamento que as redes sociais trouxeram ao mundo, há mais esta que a população está percebendo e usando cada vez mais: o poder que essas mídias lhe dão para se organizar e dizer ao governo e ao país aquilo que pensa e deseja.

O movimento abordado na matéria acima não parou de ir do meio virtual para o real na #aruaénossa. Aqui no Rio de Janeiro, onde ficamos, uma organização iniciada no final da semana passada, através do Facebook, vai hoje às ruas do centro do Rio pela mesma causa. O evento que reúne 3.348.576 pessoas convidadas e 263.165 pessoas confirmadas, convoca todos (os convidados) a comparecerem a uma manifestação, no centro da cidade, contra o aumento das passagens. E pede, em 6 línguas diferentes, a todos os brasileiros no mundo e àqueles que não forem à passeata, que usem branco durante o dia, assim como os manifestantes.

Esses pequenos exemplos (perto do que é possível ser feito) mostram que, se antes da internet e das redes sociais a população conseguiu organizar movimentos históricos lutando por aquilo que acreditava ser certo, imagine agora do que é capaz com essas armas nas mãos.*

* Análise crítica acrescentada pela DLL Informática.
Fonte: tecmundo.com.br

Um comentário: