terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reciclando Tecnologia

Os brasileiros estão cada vez mais rapidamente, renovando seus aparelhos eletrônicos. Computadores, TVs, aparelhos de som e outros estão sempre sendo descartados e substituídos por modelos mais novos e modernos. Como, segundo um relatório da ONU, o Brasil é o país emergente que mais gera lixo eletrônico de computador por pessoa; segue abaixo um passo a passo curioso sobre todas as fases da reciclagem de um computador de mesa.

1- Assim que a empresa de reciclagem recebe um lote de máquinas, pesa o material e começa a separar monitores, CPUs e periféricos.
2- Em seguida acontece a descaracterização das peças. As marcas são raspadas, o selo de patrimônio é retirado e os dados destruídos.
3- Inicia-se a desmontagem. Oas materiais são separados por tipo (ferro, plástico, alumínio, etc.) e enviados para o processo de reciclagem.

No Brasil, tudo é reaproveitado, à exceção das placas eletrônicas, que têm de ser enviadas para o Exterior, pois no País não há empresa capaz de reaproveitar os 17 metais contidos nelas.

No mais, é possível reciclar 98 por cento de um computador. Os 2 por cento restantes são perdidos no processo.


Fonte: Revista ISTOÉ 2182

Nenhum comentário:

Postar um comentário