quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Perguntas Frequentes: Impressoras Fiscais


O que preciso fazer para instalar uma impressora fiscal em meu estabelecimento? 
Após adquirir uma impressora fiscal, você deve procurar uma assistência técnica credenciada pelo fabricante e pelo Fisco para fazer as configurações iniciais e por fim lacrar o equipamento. As assistências técnicas também fazem o processo de encaminhamento junto ao posto fiscal para cadastrar o equipamento. Para operar a impressora fiscal é necessário um programa aplicativo fiscal instalado em um PC ou um Microterminal interligado à impressora.

Qual a diferença entre uma impressora fiscal e uma impressora não fiscal?

A impressora fiscal possui memórias para armazenamento de informações fiscais epossuem lacre físico para impedir o acesso às placas eletrônicas e memórias. As impressoras fiscais são homologadas pelo CONFAZ e imprimem cupons fiscais que substituem as notas fiscais de venda ao consumidor. A impressora não fiscal não possui os controles fiscais da impressora fiscal. 

Como posso saber se estou obrigado a usar uma impressora fiscal? A legislação fiscal obriga o uso de ECF para empresas com faturamento acima de R$120.000,00/ano, entretanto, empresas com faturamento inferior que queiram utilizar equipamentos de automação devem usar a impressora fiscal. Recomendamos que sempre consulte o seu contador para maiores detalhes desta regra.

Qual a diferença entre impressora térmica e matricial?  Matricial e térmica refere-se à tecnologia de impressão. Matricial utiliza agulhas mecânicas para imprimir e permitem a impressão de mais de uma via. A impressão térmica utiliza uma cabeça térmica para aquecer o papel que deve ser específico para este uso.

O que é Redução Z? Redução Z é o documento impresso ao final do dia de movimento fiscal e que determina o fechamento do dia. Este documento apresenta a totalização dos valores vendidos durante o dia. Os valores apresentados na Redução Z são gravados na memória fiscal.
O que determina o tempo de vida útil de uma impressora fiscal?  O tempo de vida útil de uma impressora fiscal é determinado pelo espaço existente nas memórias fiscal (MF) e de fita detalhe (MFD). O espaço da memória fiscal é medido em número de dias (a cada Redução Z um dia de memória é consumido), já o espaço da MFD é medido em número de Bytes. Assim como o disco rígido de um computador, quanto maior o número de Bytes maior o tempo de vida útil da impressora.


O que é MF e MFD?
 A MF é a memória fiscal e armazena o uma vez por dia o total vendido naquele dia. A MFD é a memória de fita detalhe, e armazena uma cópia de todos os documentos impressos pela impressora.


O que é drop in/easy load?Isto quer dizer que a substituição da bobina de papel neste equipamento é feita de forma bastante fácil, ou seja, basta abrir a tampa e colocar a bobina e fechar, sem a necessidade de tracionar o papel na posição correta, etc. Este recurso dá ao operador bastante agilidade no momento da troca do papel.

Qual a vantagem de uma impressora que possui cartucho fiscal removível? Ter o cartucho fiscal removível significa que a parte da impressora que guarda todas as informações fiscais e é protegida pelo lacre pode ser separada da parte que imprime sem a necessidade de romper o lacre. Isto facilita nas manutenções e evita que o equipamento inteiro tenha que ser levado para o conserto quando o problema está na parte de impressão. Para estes equipamentos, se o mecanismo impressor apresentar algum defeito, ele pode ser substituído e o lojista não fica com o ponto de venda parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário