quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entendendo a Impressora Fiscal





Impressora Fiscal da Bematech
MP-2100 TH FI
Diferente de uma impressora comum, a impressora Fiscal não pode ser utilizada como impressora de textos.
Impressora fiscal é um equipamento que substitui a emissão manual de notas fiscais em estabelecimentos comerciais.
Também conhecida como ECF (Emissor de Cupom Fiscal) a impressora deve ser conectada a um computador ou PDV (ponto de venda) compacto e armazena os registros fiscais em uma memória na sequência em que os registros são recebidos e impressos. Esta memória não pode ser apagada nem por intervenção técnica, pois não permite acesso aos registros já escritos senão para leitura deles. Os cupons fiscais são numerados de forma sequencial a cada operação nela realizada.
A interface de conexão destas impressoras é o padrão serial. Atualmente existem no mercado impressoras fiscais matriciais e térmicas. Elas estão configuradas para imprimir, após a redução Z ou a leitura X, uma linha contendo caracteres criptografados contendo as informações dos totalizadores gerais incluindo os últimos registros escritos em sua memória fiscal para leitura posterior pelos órgãos da fiscalização caso seja necessário.
No Brasil a venda e uso das impressoras fiscais é controlada pelo fisco através de um lacre e um formulário fiscal, por se tratar de um emissor de cupons fiscais (como os que são impressos nos supermercados). Estes cupons contém as informações de tributação conforme as alíquotas de impostos para cada estado para os produtos vendidos.
A manutenção destes equipamentos só pode ser efetuada por empresas e técnicos previamente cadastrados e autorizados pelo fisco e o correto preenchimento dos relatórios específicos em cada intervenção técnica são de responsabilidade de ambos.
Fonte: Tools Sisgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário